Aumento do (Atendimento Escolar da idade de 4 a 6 anos, interal na Creche Caminhando com Jesus - Camragos

Destinatário: Secretária da Educação e Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Ampliação do Atendimento Região Oeste Escolar Creche Comunitária Caminhando com Jesus. - Camargos BH

Nós pais e responsáveis solicitamos a Secretaria da Educação de Belo Horizonte a ampliação do atendimento escolar para crianças entre 4 a 6 anos, em Tempo Integral, 7:00 as 16h na Creche Caminhando com Jesus, situada na Região Oeste, endereço R. José Moreira Mota, 577, no Bairro Camargos em Belo Horizonte/MG.
O atendimento desta solicitação atende aos princípios e normas constitucionais, e as necessidades das crianças do bairro. A Instituição realizava atendimento da idade de 0 a 6 anos, até o período do ano de 2018. Atualmente a instituição não atende mais as crianças com idade a partir de 4 anos, sendo assim nossas crianças precisam mudar de escola. Solicitamos aos Órgãos responsáveis que avaliem a situação com um olhar especial. Diante da grande crise mundial que ocorreu, devido a Covid-19, nossas crianças tiveram perdas socioemocionais significativas que interferem diretamente na rotina escolar da criança, pois a partir do momento em que não vivenciaram o cotidiano escolar, esse período tem sido de reconquista de confiança e adaptação escolar. No entanto ao mudarem de escola a criança tem que reiniciar o processo de adaptação tendo assim uma perda na referência escolar em um período delicado de recomeços. A covid gerou uma crise mundial financeira, e assim necessitamos deste cuidado da criança em tempo integral para que nossas crianças sejam bem assistidas para que possamos nos recuperar desta perda, sendo necessário, ter nossas crianças em atendimento integral.
Solicitamos a Secretária de Educação a abertura de novas turmas, para crianças com a idade até 6 anos e 11 meses, pois conforme dito anteriormente, as crianças tiveram perdas socioemocionais significativas, no processo de ensino aprendizado em que não puderam vivencias as experiências estabelecidas na BNCC, através dos campos de experiência, tendo prejuízos significativos no desenvolvimento de habilidades necessárias que são mediadas pelos professores no decorrer da educação infantil, acarretando uma rotina de vida totalmente estressante. E agora em que as crianças começam a se adaptar a essa nova rotina, terão que mudar de instituição, o que irá gerar um impacto negativo no desenvolvimento de suas habilidades em sentido amplo, uma vez que as crianças terão que reiniciar o processo de adaptação escolar perdendo assim a referência, o vínculo e a confiança conquistada no decorrer deste ano pelos profissionais tão competentes desta instituição que atuam com tanto carinho junto ao aluno. Além de gerar insegurança e conflitos socioemocionais nestas crianças. Nossas crianças amam a escola, e foi criando um vínculo emocional em que se encontram felizes, aprendendo e desenvolvendo de forma significativa as habilidades necessárias, relacionando com seus colegas os quais formaram vínculos afetivos.
Esta instituição escolar oferece as crianças um atendimento de excelente qualidade, promovendo um processo e aprendizagem significativo, desenvolvendo as habilidades necessárias as crianças além do vínculo família propiciando um ambiente feliz e harmônico, através do empenho de toda equipe escolar Creche Comunitária Caminhando com Jesus. Tenho certeza que sairão desta instituição com um avanço na educação. Sendo assim, solicitamos o atendimento imediata para que possam atender nossas crianças a partir do próximo ano de 2023 a ampliação para as idades de 4 a 6 anos e 11 meses e o atendimento em tempo integral ao alunos. Contamos com o apoio de todos, assinando o abaixo assinado no link abaixo: