PETIÇÃO PARA A POSSIBILIDADE DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM CENTRO DE ZOONOSES NO MUNICÍPIO DE NOVO HORIZONTE/SP

Destinatário: CHEFE DO PODER EXECUTIVO DE NOVO HORIZONTE/SP

Nós, alunos do curso técnico intercomplementar de INFORMÁTICA PARA INTERNET da ESCOLA ESTADUAL PEDRO TEIXEIRA DE QUEIROZ, orientados pela professora e coordenadora MAYARA BRAGA SAMPAIO da ETEC PROFESSORA MARINÊS TEODORO DE FREITAS ALMEIDA, solicitamos a Vossa Excelência a possibilidade de implementação de um centro de zoonoses no município de NOVO HORIZONTE/SP, devido ao aumento de casos de doenças transmitidas através dos animais, e principalmente pelos animais que se encontram em situação de rua. Desta forma, torna-se um desafio amenizar os impactos que essas doenças trazem para a população do nosso município.
O centro de zoonoses também é responsável pela vacinação dos animais e pela conscientização da população para que tenham informações sobre se prevenir e evitar a propagação de doenças em animais e seres humanos.
Algumas das responsabilidades do centro de zoonoses são:
• Inspeções Zoosanitárias;
• Controle de animais sinantrópicos e peçonhentos;
• Vacinação antirrábica;
• Castração;
• Recolhimento de animais;
• Controle de dengue;
• Verificação de reclamações;
• Acompanhamento de acidentes por maus-tratos;
• Monitoramento de zoonoses;
• Educação.

São consideradas zoonoses doenças como:
• Raiva;
• Leishmaniose;
• Leptospirose.

A ideia de implementar um centro de zoonoses é para fazer o controle de doenças que se proliferam rapidamente, e que podem trazer consequências mais graves e até mesmo levar ao óbito. Garantindo o bem-estar dos animais e da população, já que o objetivo principal é a diminuição das zoonoses, ou seja, doenças que são transmitidas de animais para seres humanos, além da prevenção de epidemias.