CIEM 2

Destinatário: educacao@atibaia.sp.gov.br

Nós pais dos alunos do CIEM II, especialmente os pais dos alunos do 1º ano A, de onde parte esta iniciativa, estamos há meses recebendo relatos diários de nossos filhos em relação a:
• Agressões entre as crianças, em especial àqueles que foram encaminhados ao CAADE e setor de psicologia para avaliação e estudo de conduta;
• Falta de higiene pessoal, especialmente no que diz respeito a não escovação dental diária;
• Falta de funcionários observando o uso dos banheiros na hora dos intervalos – há relatos de bulling e invasão de privacidade nestes momentos;
• Falta de profissionais – tutores, monitores, etc – em particular àqueles com histórico de agressão.
É sabido por nós pais, através de relatos da professora da turma do 1º ano A e da direção da escola que foram preenchidos e devidamente encaminhados todos os documentos necessários ao encaminhamento de aluno específico ao setor de psicologia para feitura de laudo e demais providências. Ocorre que tais pedidos estão há meses sem resposta.
Nesse interim, nossos filhos estão sofrendo violência gratuita diária, sem que haja uma providência mais assertiva por parte da escola ou Secretaria da Educação.
Tal situação não pode mais perdurar. Há muitas crianças que não querem mais frequentar a escola estão em processo de detrimento psicológico, moral, afetivo e físico.
Ainda, a direção da escola nos reportou que há vários pedidos realizados via 1DOC solicitando funcionários extras para mais de m setor da escola.
Para tratar destes e demais assuntos já fora feita uma reunião entre pais e a direção da escola, mas o resultado foi parcial visto que muito depende de fatores externos solicitados pela direção e não atendidos. Tais demandas estão sendo feitas desde o início do ano letivo de 2022, sendo que já estamos partindo para o final do 3º Bimestre.

Por todo o exposto, descreveremos as melhorias que acreditamos ser necessárias para o bom relacionamento entre nossos filhos no ambiente escolar, e também o estreitamento do relacionamento escola/pais:

• Urgência no andamento dos pedidos de acompanhamento feitos para os alunos que necessitam de laudos (caade, psicologia e demais) que estão há meses sem resposta;
• Contratação de profissionais de apoio escolar para os alunos “laudados”, sejam os portadores de síndromes, transtornos ou de necessidades especiais sejam físicas ou psicológicas entre outros.
• Revisão dos bebedouros, se o caso, para possibilitar que os alunos possam fazer higiene bucal diária adequada, o que não ocorre desde a inauguração na unidade escolar.
• Revisão e padronização do sistema de entrada, saída e permanência dos alunos: câmeras de vídeo, porteiro ou outras medidas no tocante à segurança já que os pais n]ao estão se sentindo seguros do que se passa após deixarem seus filhos na escola.
Mais detalhes dos tópicos acima elencados poderão ser dados quando de nosso encontro pessoal.
Enfatizamos que sabemos que não há profissionais suficientes para atender à toda a demanda da rede, contudo é necessário um planejamento ou replanejamento para que estes alunos ou profissionais sejam remanejados para melhor acolhimento de todos, até porque não só os neurotípicos sofrem, os neurodiversos, sem acompanhamento, também!

Ainda, aproveitamos a oportunidade para fazer uma colocação e um apelo sincero! A gestão municipal anterior e a presente elaboraram um plano de futuro educacional dos filhos de nossa cidade, maravilhoso, sendo uma parte deste, a inserção do ensino integral em várias unidades escolares da cidade, bem como a inauguração do CIEM II e o planejamento de construção dos CIEM’s III, IV e V.

Mas ora, de nada adianta o belo por fora, disfuncional por dentro. Há muitas melhorias, algumas delas simples, a serem feitas e esta prefeitura pode contar com uma população atenta, engajada e participativa, disposta a ver esse plano crescer e se desenvolver de forma eficiente!