Abaixo-Assinado (#58341):

MANIFESTO PELA DEFESA DA ÉTICA E PRESERVAÇÃO DAS TRADIÇÕES RELIGIOSAS DE MATRIZ AFRICANA E AFROBRASILEIRAS.

Destinatário: Promotor da infância e juventude do TJ/MA Dr.Arnoldo Jorge

MANIFESTO PELA DEFESA DA ÉTICA E PRESERVAÇÃO DAS TRADIÇÕES RELIGIOSAS DE MATRIZ AFRICANA E AFROBRASILEIRAS.

São Luis,22 de setembro de 2022.

Os povos tradicionais de terreiros e entidades abaixo assinado, ao tomarem conhecimento sobre a denúncia de prática de estupro de vulnerável,imputada ao Babalorixá Wender Louredo Pinheiro do Ilê Axé Oba Yzoo localizado no Bairro da Liberdade em São Luís do Maranhão - MA, buscaram averiguar os fatos e mediante o conhecimento da tramitação do processo nº 0849644-51.2022.8.10.00001, na 9ª vara criminal TJ/MA especializada em crimes
praticados contra a criança e ao adolescente, nos manifestamos:
As religiões de matriz africana e afro brasileiras, bem como o culto a Ifá,são instituídas nos valores civilizatórios africanos e têm como princípios, o zelo e a preservação da ancestralidade, a coletividade, o bem estar, o cuidado com
os outros, o respeito a hierarquia, as relações intergeracionais e a proteção da comunidade (EGBE)1com suas tradições religiosas.
Nossas crianças são sagradas e, portanto, temos a obrigação de cuidar e protege-las como continuadoras das nossas tradições, principalmente dentro dos nossos espaços sagrados, tendo em vista o código de confiança e
conduta, que estabelecemos com suas famílias e a honra ao nosso sagrado.Deste modo reiteramos, que não compactuamos com nenhum ato de
abuso sexual, estupro, assédio, ou qualquer violência contra crianças e adolescentes, nem tampouco, qualquer ato de misoginia, machismo e violência contra as mulheres. Assim sendo, nos solidarizamos com Patrícia Rosey Saraiva enquanto mulher e do axé, o Senhor Kerlon Patrick Ferreira Salazar e a Senhora Débora Cecília Fonseca Dutra(pais da vítima) e sua família, e nos comprometemos com a assistência e acompanhamento necessários para a preservação de suas integridades físicas
e psicológicas.
Conhecedores (as) da legislação brasileira, respeitamos e defendemos os direitos de defesa e presunção da inocência de qualquer acusado, e, portanto, considerando a tramitação processual em curso sobre a denúncia apresentada, requeremos dos órgãos competentes a apuração dos fatos,
celeridade do processo e as devidas providencias no sentido da elucidação do caso, assim como, estabeleçam medidas de proteção da integridade física e psicológica da vítima e seus familiares.
Estamos consternados(as) com a situação, e já nos dispomos ao acolhimento da vítima e o acompanhamento do caso, ao mesmo tempo que externamos nosso respeito a toda Comunidade do Ile Ashe Oba Yzoo e rogamos aos nossos orixás e voduns que conduzam este momento com
sabedoria, respeito ao sagrado, serenidade e discernimento.
Reiteramos nosso compromisso com a preservação de nossas tradições religiosas, os direitos das crianças e adolescentes, a luta antirracista, nenhuma violência contra as mulheres e a preservação de nossa ancestralidade africana. Rogamos aos nossos ancestrais que nos conduzam com ética e sabedoria na defesa da justiça.

Iyalorixá Izabel Mesquita dos Santos ( Mãe Kabeca de Xangô) CASA FANTI ASHANTI
Iyalorixá Raimunda Nonata Monteiro Pinto (Mãe Nonata da Oxum) -TERREIRO NOSSA SENHORA DA VITÓRIA - FÓRUM ESTADUAL DE MULHERES DE AXÉ/RENAFRO/MA
Iyalorixá Eglantine Cesária Sousa Silva (Mãe Dedé de Boço Có) – ILÊ ASHÉ YEMOWA ABÊ (TERREIRO DE YEMANJÁ)
Iyalorixá Maria Venina Carneiro Barbosa (Mãe Venina D’Ogum) – ILÊ AXÉ ALAGBEDE OLODUMARE
Iyalorixá Josilene Brandão da Costa (Iya Jô Brandão de Nanã) -COLETIVO DAN EJI
Iyalorixá Maria da Conceição Santos Palhano (Mãe Mariinha de Oxóssi)TENDA ESPIRITA DE UMBANDA FORÇA DE OXOSSI
Iyalorixá Ana Claudia Santos (Mãe Ana de Yemanjá) TERREIRO RAINHA DO ORIENTE COM AS YABAS
Iyalorixá Maria Auxiliadora Amaral Pinto (Mãe Roxa) TERREIRO FÉ EM DEUS
Iyalorixá Maria José Diniz Costa (Mãe Duca) ILE AXÉ ORIXA XANGÔ
Elaine Cristina Correa Dutra – Ativista cultural
Katia Suelma Clovié Bezerra - CENTRO ESPIRITA E TAMBOR DE MINA IANSÃ E OXOSSI CABOCLO ROXO
Paulo Sergio Pinto (Paulo de Aruanda) - REDE NACIONAL DAS RELIGIÕES
AFRO-BRASILEIRAS E SAÚDE/RENAFRO/NUCLEO MA
Benedito Basílio Gomes Filho (Biné Gomes Abinokô) – FEDERAÇÃO DE UMBANDA E CULTO AFROBRASILEIRO DO MARANHÃO
Pai Mariano de Ribamar Lindoso Frazão (Alaseewe Vodunsú
Hunsudahou) ILÊ AMAHOUSÚ
Pai Itabajara Borges (Pai Itabajara D’Ogum, Tojynã Omidare) ILE AXE AKORO D’OGUM
Sebastião Cardoso Júnior - ARTICULAÇÃO NACIONAL DE POVOS DE MATRIZ AFRICANA E AMERINDIA/ANPMA

1 Baseado na ancestralidade yoruba, simboliza, uma comunidade/irmandade que visa o bem comum e o
fortalecimento das relações para uma convivência que resulte na proteção coletiva.

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