Mulheres com o Governador Zema

Destinatário: Grupo Mulheres com Governador Zema

Mulheres com Zema

Nós, grupo de mulheres que ocupam cargos de liderança no governo de Minas Gerais, assinamos esta carta de apoio à reeleição do Governador Romeu Zema, por ser a candidatura onde a representatividade feminina e a luta por igualdade de gênero terá relevância efetiva, com resultados práticos e não somente no discurso.

Participamos de um governo que chegou a ter 40% de participação feminina no secretariado, com cinco de 12 pastas chefiadas por mulheres. Esse foi o maior percentual da história de Minas. Para efeitos de comparação, nos governos do PT e do PSDB, as mulheres representavam, respectivamente, 5% e 29% do secretariado.

Quando analisados os cargos de segundo escalão, a participação feminina no governo Zema chega a 41%, o que demonstra que as mulheres são parte da cabeça desse governo, determinam políticas públicas, são responsáveis por tomadas de decisões estratégicas e direcionam o caminho que Minas deve trilhar.

Ações que ocorrem graças ao respaldo de Romeu Zema como chefe do poder Executivo. O governador faz questão de frisar que estamos nos cargos de liderança por mérito e capacitação técnica, por isso, respeita e acolhe as opiniões e decisões de mulheres que chefiam no governo.

Por diversas vezes, o governador já afirmou que tem o objetivo de fazer com que a presença de mulheres no poder aumente, pois considera isso fundamental para que a defesa das bandeiras femininas não fique nas mãos de lideranças masculinas. “Vocês precisam e merecem ocupar mais espaço”, é a frase que várias de nós já ouvimos de Romeu Zema.

Por isso, e para que não haja um retrocesso no espaço feminino ocupado dentro dos ambientes de tomadas de decisões do governo de Minas Gerais, é que reforçamos o nosso apoio à reeleição do governador Romeu Zema. No próximo domingo, vote 30!