Resposta da Gestão escolar do Sesi 077 em diversas reinvindicações citadas no documento deste abaixo assinado

Destinatário: Pais e Mães do Sesi 077

Tendo em vista relatos dos alunos aos pais, verificou-se a necessidade imediata de intervenção dos respectivos responsáveis pelos alunos da rede escolar SESI unidade 077.
Tais relatos trouxeram preocupação por seus contextos agressivos e lesivos a integridade física, moral e psicológica dos alunos vítimas dessas infrações.
Tais como:
 bullying de forma generalizada praticado dentro da sala de aula;
 Assédio sexual ocorrido com a aluna do 7 ano;
 Agressão física com alunos do 7 ano que apanharam com uma coleira;
 Violência física entre alunos do 4 ano;
 Diversos furtos das mochilas dos alunos;
 Aluno tirando foto de outros alunos e criando vídeo agressivos nas mídias sociais;
 Cortaram o cabelo de uma criança dentro do ambiente escolar;
 Foi encontrada uma gilete (estilete) dentro da mochila de aluno;
 Aluno do 8 ano com gilete usando para estilizar a sobrancelha.

Este documento devidamente assinado por todos os responsáveis de alunos que estiveram presente na atual reunião que ocorreu de forma online, será encaminhado à direção escolar aos cuidados da Sra. Gisele e do superintendente regional Sr. Marcel.
A de se salientar a necessidade de invocar as regras estabelecidas no “Regimento Comum da Rede escolar SESI – SP, do ano 2020”, que dispõe em seus artigos no capítulo II, sessões II e III, capítulos III e IV.
Art. 38, in IV - Realizar articulação e integração com as famílias, promovendo ações educativas que enriqueçam o desenvolvimento e favoreçam a sua participação social;
Art. 41, in IV - ser respeitado, sem qualquer forma de discriminação, por toda comunidade escolar;
Art. 42, in, I, VIII, IX:
I - Manter e promover relações de cooperação e civilidade no ambiente escolar;
VIII - responsabilizar-se por apropriação indébita, danos materiais causados à unidade ou a objetos de propriedade alheia e fazer a reposição dos mesmos, conforme a avaliação da gestão escolar;
IX - Observar as normas de prevenção de acidentes, utilizando os equipamentos de segurança quando necessário.
Art. 43, in I - discriminar ou cometer qualquer forma de agressão a membros da comunidade escolar;
Art. 44, in, V, VI:
V- Prevenir a ocorrência de atos de incivilidade, indisciplina, transgressão e infracionais, promovendo o diálogo e a mediação de conflitos;
VI - Comunicar a autoridade competente, quando verificado ato infracional cometido por ou contra criança/adolescente;
Art. 45. Ao estudante que transgredir as disposições contidas nas normas e após análise dos fatos, caberá:
I - Advertência verbal, com o objetivo de direcionar ações educativas, seguida pela elaboração de combinados.
II - Advertência escrita, com ciência e assinatura dos pais ou responsáveis; com o objetivo de direcionar ações educativas, seguida pela elaboração de combinados.
III - afastamento temporário de até 3 (três) dias, após decisão do conselho de classe.
IV - Transferência como medida de cautela para outra instituição de ensino deverá ser analisada pelo conselho de classe, após a consideração do percurso educacional do estudante e as medidas educativas proporcionadas.
§ 1º - Durante o período de afastamento temporário, o estudante realizará atividades contextualizadas com a temática da regra transgredida, além do cumprimento das atividades escolares do referido período.
§ 2º - As sanções e ações educativas devem contribuir para o processo de desenvolvimento integral do estudante.
Art. 48. São direitos da família do estudante:
I - Conhecer e participar da elaboração da proposta pedagógica e do plano de gestão escolar;
II - Conhecer o regimento escolar;
III - ser informada sobre o processo da avaliação de aprendizagem, reconhecendo o direito de discussão dos resultados da mesma;
IV - Ser informada sobre as ações e comportamentos inadequados do estudante no ambiente escolar e todos aqueles que impactam na convivência e na aprendizagem, sempre que necessário;
V - Ser ouvida em seus interesses, expectativas e problemas relacionados ao desenvolvimento do estudante;
VI - Ser respeitada pela escola em sua diversidade em relação às convicções políticas, religiosas, condições sociais e características étnicas;
VII - ser informada, no decorrer do ano letivo, sobre o desenvolvimento da aprendizagem do estudante, bem como sobre sua frequência.
Art. 50. Os estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação são aqueles que apresentam limitações de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, ou com condições alteradas do neurodesenvolvimento. A deficiência ou transtorno global do desenvolvimento resulta da interação entre pessoas com incapacidades e barreiras ambientais que impedem a sua participação plena e efetiva em condições de equidade.
Mediante as regras estabelecidas pela própria instituição de ensino, em seu cap. IV, art. 32 do supra regimento, que dispõe a respeito do “conselho de classe”, que se faz necessário a inclusão dos pais no devido conselho de classe, para que mediante essas situações abaixo narradas, sejam de imediato refutadas e banidas, e dentro do necessário punidas, para que assim, a educação e o desenvolvimento moral e civil de nossas crianças e adolescentes sejam salvaguardados.
Abaixo seguirá demais relatos realizados pelos pais através de seus filhos que, ou foram vítimas ou presenciaram tais situações.
1. Pedem a formação de uma comissão de pais oficial dentro da unidade, permitindo que exista uma verdadeira comunicação entre escola e família; Conforme Regimento Comum da Rede Escolar SESI-SP de 2010 título III capítulo I art. 40 parágrafo V deste documento diz: “ articular-se com as famílias e a comunidade, que enriqueçam o desenvolvimento do educando e favoreçam a sua participação social” e capítulo IV art. 51 parágrafo III: são direitos da família do educando ser ouvida em seus interesses, expectativas e problemas que concorram para a compreensão do desenvolvimento do educando.
2. Pedem a melhoria nos meios de comunicação oficial da instituição, desde a instalação do uso do aplicativo ESCOLA SESI, não é enviado mais e-mails comunicativos e poucos recados oficiais são encaminhados através da agenda escolar do fundamental I, e infelizmente o aplicativo apresenta diversas falhas, sendo apenas transmitido o cardápio nutricional e não os demais informativos, diversos pais reclamaram não terem recebido o informativo da reunião de pais, bem como do passeio do fundamental I. Os pais pedem que retorne os informativos por e-mail, e que informações como passeios, reuniões sejam também encaminhadas de forma impressa através da agenda escolar.
3. Pedem uma ação punitiva com relação aos diversos casos ocorridos dentro do ambiente escolar de bullying, violência física e assédio sexual relatado por diversos pais, sendo alguns pontuados na reunião: 1) bullying de forma generalizada praticado dentro da sala de aula, sem que os agressores tenham alguma punição; 2) assédio sexual ocorrido com a aluna do 7 ano, um aluno passou a mão em seu corpo; 3) agressão física com alunos do 7 ano que apanharam com uma coleira; 4) violência física entre alunos do 4 ano; 5) diversos furtos das mochilas dos alunos; 6) aluno tirando foto de outros alunos e criando vídeo agressivos nas mídias sociais; 7) cortaram o cabelo de uma criança dentro do ambiente escolar; 8) foi encontrada uma gilete (estilete) dentro da mochila de aluno; 9) aluno do 8 ano com gilete usando para estilizar a sobrancelha,
4. Atividade na aula de educação física sem equipamentos de proteção adequados, os alunos do 3 ano estão trabalhando o uso do skate de forma prática sem as devidas proteções, sendo então a escola colocando em risco físico estes alunos.
5. Falta itens durante a alimentação, por mais de duas vezes ocorreram de alunos tanto do 7 ano como do 3 ano ficarem sem o lanche na hora do recreio ou porque foi mal fracionado, ou porque outros alunos comeram a mais.
6. Mesa com diversos alimentos exposta no corredor em frente a secretaria e os alunos ficaram com vontade e não puderam comer nada, neste mesmo dia 3 pais relataram que seus filhos comeram pão seco.
7. Proibição dos filhos informarem aos pais dos ocorridos dentro da escola, diversos pais informaram que seus filhos foram orientados pelos funcionários da escola de forma impositiva a não falarem dos problemas ocorridos dentro do ambiente escolar de forma.
8. Falta de controle de entrada de alunos, as catracas ainda não estão em funcionamento e qualquer um com um uniforme, que pode ser comprado em qualquer loja, pode entrar e sair da escola sem nenhum controle dos nomes dos alunos.
9. Problemas com a comunidade vizinha, diversos alunos relataram problemas de xingamentos, insultos e pedras atacadas por parte das crianças da comunidade vizinha, não existe nenhum tipo de ronda escolar garantindo a segurança dos alunos na saída e entrada.
10. Proibida a entrada do pai sem agendar horário, um pai do 4 ano foi proibido de entrar na escola sendo que seu filho estava sendo agredido fisicamente.
11. Estagiários realizando função de inspetoria, informado por uma mãe que as estagiárias pedagógicas estão assumindo a função de inspetoria escolar ao invés de dar suporte e apoio em sala de aula.
12. Falta de monitoria para as crianças especiais, diversos pais reclamaram a ausência garantida em lei federal do apoio de profissional auxiliar para o acompanhamento de crianças especiais, a diretoria alega a obrigatoriedade de laudo médico e mesmo em casos onde o laudo médico foi apresentado, a escola “diz não haver necessidade”...
Lei 9.394/1996; Lei 13146/2015; Lei 13716/2018
13. Desorganização no projeto personaliza, os pais não são informados da listagem de quais alunos estão dentro do projeto de reforço, ficando sob responsabilidade do aluno assistir ou não, fora que o horário proposto das 15h10 as 17h10 este mesmo aluno ficaria dentro da unidade escolar entre as 12h20 até as 15h sem nenhum tipo de atividade. Sem monitoria para assisti-los. Com todos os pontos de violência e agressão que os alunos vêm sendo vítimas durante o período de aula, sob a "assistência" dos professores, imagine quando não há nem um responsável para assisti-los?! Não preocupou-se com a questão do transporte escolar, e deslocamentos.
14. Ampliação das aulas de reforço não apenas para matemática e português, e inclusive demais matérias da grade curricular como Robótica, Ciências e Geografia.
15. Solicitado o retorno da agenda para as turmas de fundamental II, pois os pais não tem nenhum tipo de comunicação com os professores para o acompanhamento dos alunos, e muitas atividades são comunicadas através de grupo de whatsapp; quando deveriam ser comunicadas em sala e na agenda para acompanhamento mais efetivo dos pais durante o ano letivo, e não apenas quando o aluno fica de recuperação.
16. Mais reuniões com os pais, por ter apenas 3 reuniões anuais e com a péssima comunicação entre a escola ou mesmo os professores, os pais só ficam sabendo da deficiência do seu filho nessas reuniões, dificultando ações corretivas no ambiente familiar.
17. Ampliação e divulgação das atividades de robótica, alguns pais não tinham conhecimento do time de robótica e questionaram a forma de conduta da aula para os alunos do fundamental I.
18. Livro da ata do registro escolar, foi reclamada a ausência do livro ata do registro escolar por duas mães.
19. Ausência de atividades extra-curriculares, ausência completa de atividades extracurriculares dentro deste ano letivo, sendo uma única proposta agora ao término do ano e com um custo alto, a rede Sesi possui diversas atividades gratuitas em suas unidades como teatro, exposições e nada é aproveitado por parte deste corpo pedagógico.
20. Ausência de cobertura ou proteção aos alunos em dias de chuva - ainda que seja apenas um corredor com cobertura em policarbonato da porta da escola até a calçada, sem que interfira na arquitetura estrutural da instituição
21. Inspetora dando doces aos alunos, o que pode tanto gerar um problema nutricional, ou de alergias, mas também afeta o psicológico da criança que acaba não recebendo.

Pais presentes na reunião realizada no dia 01/10/22 das 16h00 às 17h20. link reunião: https://meet.google.com/oij-dtzr-fiy
Presentes (de forma online)
Thaise Oliveira da Silva Araújo CPF 289.050.538.31
Lucilene Cardoso da Cruz 677.674.786-53
Juliana Ocana Fernandes Domingues CPF 29494586883
Meriellen Nuvolari Pereira Mizutani CPF 216988028-38
Daniela do Espírito Santo Viana CPF 213.794.108-27
Silvania A B Beluzi CPF 25019045837
Daiana Ap. J. Boletini da Silva CPF 392.285.028-60
Priscila Eduardo Codina CPF 299.113.728-20
Thays Roberta Guimarães CPF 312.607.548-71
Rita de Cássia Souza Costa CPF 146.152.388-51
Michelle Muniz S. de Oliveira CPF 223.155.418-67
Cláudia Patrícia P de Araújo CPF 328.713.858.82

Pede ciência do recebimento deste documento em conjunto do abaixo assinado por demais pais do Sesi.

Gisele Cardoso- Diretora

Marcel Miri -Diretor Regional