Abaixo-assinado sesc educar

Destinatário: Diretora escolar Silvia Kelen Freitas Silva

Em plena Semana da Consciência Negra, nós, mães e pais de estudantes da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Sesc Fortaleza Unidade I, fomos surpreendida(o)s pela notícia da demissão da professora Sâmia Chagas Holanda, que integra a equipe Sesc desde 2017.
Por não considerarmos justificável tal atitude, viemos, por meio deste abaixo-assinado, solicitar a permanência da professora, de preferência coordenando as políticas de ações afirmativas da Escola, tendo em vista que sua prática pedagógica, como professora de Artes, não apenas contribui para o estímulo, a qualidade e a excelência dessa disciplina, mas, sobretudo, porque implementa a Lei 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileiras e africanas nas escolas públicas e privadas do ensino fundamental e médio, e a Lei nº 11.645/08, que torna obrigatório o estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio.
Solicitamos, ainda, uma reunião para tratar, exclusivamente, do assunto que consideramos imprescindível para um ensino inclusivo. Nesse sentido, destacamos os aspectos positivos proporcionados pela professora: estímulo para o ensino-aprendizado e participação das aulas de artes, aquisição de conhecimentos voltados para a “cidadania, sustentabilidade e alinhamento às novas tecnologias” (Manual do aluno, Sesc, 2022), representatividade étnico-racial e consequente autoestima de crianças negras e implementação de projetos transdisciplinares, integrados com diversos conhecimentos, como música e outras disciplinas.
Dentre as atividades propostas pela professora, embora a maioria realizada no âmbito da sala de aula, os resultados são compartilhados com alegria e estímulo das crianças com os seus familiares. Destacamos o relaxamento, a oficina de turbantes, o projeto de folclore, o desfile afro, a capoeira, a exposição dos desenhos das crianças no pátio da escola, transformando a escola em um museu de artes, dentre muitos outros. Uma atividade que foi muito bacana ocorreu na comemoração do dia da família que que a professora Sâmia Chagas Holanda propôs uma ciranda. Foi um momento único: mães, pais, estudantes e professores de mãos dadas, trocando olhares e afinando os passos ao som da ciranda com a alfaia, tocada pela professora.
Dessa forma, reiteramos as nossas solicitações pela permanência da professora Sâmia Chagas Holanda e uma reunião para tratar do assunto. Assinam este documento: