Abaixo assinado pela realização de obras de drenagem, escoamento e manejo das águas pluviais nos rios da Barrinha e da Represa.

Destinatário: Prefeitura de Prado

Nós, nativos e moradores de Cumuruxatiba, bem como instituições representativas, como a RESEX Corumbau e a Associação de Pescadores de Cumuruxatiba (APEC), passamos todos os anos pela situação de emergência e calamidade decorrente das fortes chuvas, que geram deslizamentos de barreiras e falésias, desmoronamento de casas, perdas materiais em razão de alagamentos, destruição e interdição de pontes, ruas e estradas, dificuldade para locomoção e, principalmente, riscos à vida e à saúde da população.
A situação se repete a cada ano e as medidas tomadas para enfrentar o problema não passam de um paliativo, não sendo suficientes para resolver de vez a questão. Além disso, as obras realizadas pela Prefeitura de Prado não têm o cuidado técnico para com o escoamento das águas.
Nossa comunidade não pode continuar vivendo sob esse risco e sofrimento. Portanto, reivindicamos, em caráter de urgência, ao Prefeito Gilvan e ao Secretário de obras, Paulo Monte Barros, a realização de obras que visem a drenagem, o escoamento e o manejo das águas pluviais e fluviais, a fim de evitar erosões, deslizamentos, desabamentos e alagamentos, principalmente nos rios da Barrinha e da Represa, por serem os locais mais afetados, e que tais obras sejam empreendidas por profissionais capacitados, experientes e especializados no assunto.

Certos da atenção e da diligência da Prefeitura de Prado, assinam este documento.