Manutenção dos assistentes de Radiologia e Diagnóstico por Imagem da Santa Casa

Destinatário: À COREME, Diretoria, Coordenação e Superintendência da Santa Casa de São Paulo

Os residentes de Radiologia e Diagnóstico por Imagem da Santa Casa de São Paulo (especialmente as turmas de 2020, 2021 e 2022) vêm manifestar a sua indignação e repúdio em decorrência da demissão inesperada e intempestiva dos chefes assistentes do Raio-X Contrastado e da Radiologia Mamária, Dr Roberto Muranaga e Dr Manoel Joaquim Ribeiro do Valle, respectivamente.

O Raio-X Contrastado funciona de segunda a sexta, nos períodos matutino e vespertino, atendendo pacientes em caráter ambulatorial e de urgência, na sua maioria necessitando dos exames para definição diagnóstica e, consequentemente, de conduta médica. Os exames realizados são esôfago-estômago-duodenografia (EED), enema opaco, uretrocistografia, cistografia, histerossalpingografia, fistulografia, entre outros. Esses exames demandam supervisão e auxílio de um profissional especializado na área, a qual enfrenta dificuldade para substituir a chefia devido falta de contato, intimidade e experiência dos radiologistas com tais modalidades radiográficas.

O Dr Roberto Muranaga participou ativamente das atividades da Radiologia e
Diagnóstico por Imagem da Santa Casa de São Paulo por mais de 50 anos, chefiando o Rx Contrastado e auxiliando nas outras modalidades de exames radiográficos. Foi imprescindível na formação dos radiologistas desta instituição, que é referência no país por oferecer modalidades de diagnóstico por imagem não encontradas em outros serviços. Mencionamos ainda a maestria e experiência exímia deste chefe em nossa especialidade, sendo uma perda inestimável para os residentes e pacientes.

O Dr Manoel Joaquim é um profissional formado por esta instituição, contribuindo por cerca de 50 anos no setor da radiologia, se tornando uma referência no setor de imaginologia mamária. Auxilia no laudo de aproximadamente 80 mamografias diariamente, sendo o único assistente presente na sala de laudos de segunda a sexta-feira, reduzindo o número de exames pendentes e consequentemente o tempo de espera pelo resultado do estudo radiográfico.

Salientamos nossa indignação com a lastimável perda desses profissionais, que dedicaram suas carreiras para que esta instituição se tornasse referência nas suas áreas, e com a forma súbita e irreverente que foram conduzidos seus desligamentos.

Solicitamos uma resposta, com urgência, e um plano de reorganização da Comissão de Residência Médica (COREME), bem como da Diretoria, Coordenação e Superintendência da Santa Casa de São Paulo, quanto à qualidade de assistência aos pacientes, atualmente desassistidos, e dos estágios obrigatórios previstos na regulamentação curricular da especialidade da Radiologia e Diagnóstico por Imagem.