Viabilidade de Alteração do Itinerário da Linha 806

Destinatário: Gerência de Ação Regional Nordeste – Leste

O transporte urbano que transita pelas ruas todos os dias é um Serviço Público, delegado do Município ao particular, sendo que este possui a obrigação de prestar transporte público de forma eficiente e adequada, cabendo ao Poder Público o dever de fiscalização e de interver para que este serviço seja prestado com qualidade.

O inciso V do artigo 30 da atual Constituição da República Federativa do Brasil assim o prevê:
" Art. 30. Compete aos Municípios:
(...)
V – organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local, incluído o de transporte coletivo, que tem caráter essencial"

Nós, abaixo-assinados, solicitamos os bons préstimos da Vossa Excelência no sentido que realize um “Estudo Técnico” que torne viável para uma melhor mobilidade, principalmente das pessoas que precisam deste transporte como forma alternativa e econômica, a alteração do itinerário da linha de ônibus 806, com percurso do bairro São Gabriel ao bairro Vista Do Sol, no intuito da mesma passar a atender os moradores do bairro Goiânia em conexão a Estação São Gabriel, possibilitando na integração dos usuários do transporte coletivo residentes nesta região a outras regiões da cidade, como a regional Pampulha e o Barreiro, assim como opera-se o transporte coletivo no bairro vizinho, Jardim Vitória, pertencente a mesma regional. A proposta abaixo atende a Gerência de Ação Regional Nordeste – Leste nos requisitos de manutenção da produção quilométrica, de modo que a linha 806 continue equilibrada financeiramente, sendo assim, viável tanto economicamente quanto operacionalmente. O atual trecho do itinerário da linha (a partir do ponto do Anel Rodoviário – número 24510, até a rua Júlio Cezar número 8, atendimento este também prestado pela linha 815) de 4,3 km, poderia ser substituído pela seguinte rota:

Linha 806: Anel Rodoviário; R. Rosemberg Silva; Rua Lucimara Marques; R. Pomba; R. Pássaro-Lira; BR 262; Retorno; cont. BR 262; Anel Rodoviário, Rua Leonídia Teixeira de Lima; Rua Sócrates; R. Aristóteles, R. Júlio César, seguindo o seu itinerário normalmente até o bairro Vista do Sol com retorno até a Estação São Gabriel.

Dessa forma, aguardamos encarecidamente que Vossa Excelência avalie e, se for do seu entendimento, a ratificação pela mudança do itinerário da linha e atendimento aos moradores. Encaminhamos esse documento digital assinado pelas pessoas interessadas em tal demanda