Abaixo-Assinado (#59029):

Carta Aberta ao Conselho Universitário da USP

Destinatário: Conselho Universitário da USP

Os servidores que esta subscrevem manifestam a sua indignação com a forma desrespeitosa e discriminatória, eivada de etarismo, pela qual a atual administração propõe a criação da Gratificação de Valorização, Retenção e Permanência, contida no proc. 2023.1.2159.1.0.
Se é fato que os servidores mais antigos auferem remuneração superior aos mais jovens, isso se deve às regras e critérios de evolução estabelecidos na carreira, inclusive a concessão de adicionais por tempo de serviço.
Ora, pretender que aqueles que ainda não galgaram os degraus da carreira e ainda não percebem em seus salários os adicionais por tempo de serviço, recebam uma gratificação diferenciada justamente por esse motivo, é escandaloso, pois a seu tempo, cada um terá os devidos adicionais incorporados a seus vencimentos bem como a oportunidade de progredir na carreira.
Se a USP deixou de lado os processos de avaliação de desempenho e o progresso na carreira dos servidores não docentes, não é essa gratificação que sanará o problema.
Há que se considerar também a importância da experiência dos servidores mais antigos na formação dos novos quadros, repassando valores e conhecimentos aos mais jovens, por muitas vezes suprindo deficiências da política de treinamento de recursos humanos da USP.
A proposta, em suas entrelinhas, denota a visão preconceituosa da atual administração em relação ao seu quadro de servidores mais antigos, que por décadas laboraram para construir a USP de hoje, e nesse mister permanecem, sem esmorecer.
Se aprovada nesses termos, a proposta terá o condão de desmotivar o conjunto de servidores mais antigos e, também, de sinalizar negativamente aos mais jovens o que lhes está reservado pela USP no futuro, quando forem eles os mais antigos e experientes.
É nossa esperança que o colendo Conselho Universitário possa encontrar uma solução para a questão de valorização e retenção dos colaboradores da USP, sem discriminar seus mais antigos servidores.

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.