Atraso no pagamento da Bolsa Mérito

Destinatário: Marco Antonio Nakata - Chefe do IGR/MRE

Prezado Senhor, Marco Antonio Nakata (Chefe do IGR/MRE)

Nós somos estudantes do Programa PEC-G, e viemos, por meio deste abaixo assinado, solicitar um esclarecimento e providências sobre o atraso do pagamento da Bolsa Mérito. Muitos de nós fomos contemplados com a bolsa, mas há muitos meses o atraso do pagamento se tornou comum, o que tem gerado muitos problemas para quem depende da bolsa.

Escutamos histórias de estudantes que tiveram e estão tendo problemas com o pagamento de aluguel, e recebem ameaças de despejo do lugar que moravam por causa do atraso no pagamento que é de responsabilidade do Instituto Guimarães Rosa (IGR) e do Itamaraty. Esse atraso causado pelo IGR pode estar interferindo na segurança alimentar de quem passa semanas esperando o pagamento que demora a chegar.

Além disso, o atraso no pagamento tem feito muitos estudantes desistirem de concorrer à Bolsa Mérito. Como vocês sabem, mesmo a bolsa tendo o objetivo de estimular o “mérito acadêmico” dos estudantes, muitos utilizam a bolsa para se manter.

Sr. Marco, por favor, imagine se o governo atrasar seu salário com a mesma frequência que vocês atrasam a bolsa mérito? Atrasar o dinheiro que você utiliza para pagar suas contas e se manter, como você se sentiria? Pois é exatamente assim que nos sentimos quando o valor que vocês prometeram demora semanas para chegar.

Dito isto, solicitamos uma resposta e resolução urgente da situação complicada que muitos de nós estamos vivendo devido ao atraso no pagamento da bolsa mérito por parte do Instituto Guimarães Rosa e do Itamaraty.

Brasília, 19 de março de 2023