Cachorros na rua em Piraúba-MG

Destinatário: Prefeito Municipal de Piraúba-MG

Excelentíssimo Senhor Prefeito do Município de Piraúba-MG.

Os cidadãos abaixo assinados, se valem do presente para requerer a Vossa Excelência providências quanto aos cachorros que se encontram abandonados nesta cidade, bem como os animais que possuem donos, mas permanecem soltos na rua trazendo riscos à saúde e a integridade física dos moradores e frequentadores do município.

A cidade de Piraúba está com elevado número de cães vagando pelas ruas, a maioria sem alimentação, água, vacinas e remédios necessários, portando doenças, pulgas e carrapatos. Além de estarem em situação precária e sendo vítimas de maus tratos, esses cães estão atacando diversas pessoas que transitam pelas ruas. Diversas pessoas já foram mordidas pelos animais soltos na cidade, inclusive crianças, que correram grande riscos durantes os ataques dos animais, fatos que geraram inclusive registros de ocorrências policiais.

Os cachorros, quando não são devidamente cuidados, podem ser reservatórios de bactérias, vírus e parasitas que podem ser transmitidos para as pessoas através de lambidas, mordidas ou por meio da liberação do agente infeccioso em suas fezes.

As infecções mais frequentes que podem ser facilmente transmitidas dos cães para as pessoas são raiva, micose, sarna, larva migrans, doença do carrapato e leptospirose, lembrando que algumas dessas são incuráveis e podendo levar a morte.

Muitos moradores e proprietários de cães que são devidamente cuidados, vem sofrendo com infestações de pulgas e carrapatos no interior de suas residências, sendo que os agentes transmissores são os cães de rua, que ficam nos portões das casas, causando diversos problemas e gastos com remédios e tratamentos veterinários.

Diante do fato de muitos animais terem donos e estes negligenciarem em sua guarda e cuidados básicos como vacinação, estes devem ser identificados e responsabilizados. Quanto aos cães sem procedência, devem ser recolhidos e terem destinação adequada providenciada pela Prefeitura Municipal.

Na certeza de termos nosso pleito atendido, encaminhamos o presente documento assinado pelos cidadãos.