Pauta escola santa maria paiva

Destinatário: Dirigentes escola santa maria sede Paiva

PREZADOS DIRIGENTES DA ESCOLA SANTA MARIA COM SEDE NO PAIVA.

Os pais e responsáveis por alunos matriculados na escola Santa Maria, com sede no Paiva, signatários desta petição, vêm a presença de Vossas Senhorias expor e requerer o que segue.

Temas a serem abordados: propostas de mudanças para a escola, bilinguismo, internacionalização do currículo, atividades complementares, cultura, esportes, ensino tecnológico, modernização da estrutura, consciência ambiental, segurança, comunicação.

Por que propor mudanças para a escola? Uma questão de lealdade e valorização do bairro.

A presença de uma escola renomada e de qualidade no Paiva traz incontáveis benefícios para o nosso bairro. Mantermos um nível elevado e de grande retorno satisfatório é importante para todos os envolvidos, dos responsáveis pela instituição de ensino, aos alunos matriculados e seus genitores, assim como para os moradores do Bairro como um todo que contam com suas moradias em um local valorizado e completo. Não é à toa que todos os empreendimentos que são lançados no bairro, incluem em seus portifólios de venda e redes sociais, a propaganda da escola de referência à pouca distância daquele imóvel.
A praticidade e comodidade em morarmos a poucos passos seguros da escola de nossos filhos é, de fato, indiscutível. Porém, não podemos ficar reféns dessa praticidade, mantendo nossos filhos matriculados na escola apenas por esse motivo, acumulando uma lista de insatisfações ou expectativas de melhorias.
Assim, por lealdade ao nosso bairro, à escola, e a todos os moradores que habitam no Paiva, temos um compromisso de buscar alternativas junto a escola, antes de buscar qualquer outra medida, como por exemplo, a matrícula em uma nova escola fora do Paiva.

Como estamos? O diagnóstico.

Ao acessar o sítio do Santa Maria, a escola se apresenta como “o maior complexo cultural, esportivo, educacional e tecnológico de Pernambuco”, listando como propostas de ensino, diferenciais e modelo pedagógico o elenco a seguir exposto:
Esportes: Futsal, Basquete, vôlei, Polo Aquático, Natação e Judô.
Cultura: Balé, Dança Popular, Artes Plásticas, Pintura, Teatro com mais de 400 lugares, canto coral.
Tecnologia: Robótica, aulas com Tecnologia 3D, Pensamento computacional, Sala Google, Espaço de Inovação Kids.
Empreendedorismo: Primeira sala maker Empreendedorismo do Brasil.
Preparação Global: Bilíngue, turma ITA, Turma IME/AFA, Turma Medicina e Turma Direito.
Programas sociais: Programa Empreendedorismo Social, criando soluções reais para problemas da sociedade.
Tais propostas de ensino e diferenciais apresentados estão absolutamente alinhados com os anseios que serão expostos nesta petição. Porém, o que vemos na realidade da escola Santa Maria do Paiva não estão em conformidade com os expostos nesse sítio eletrônico, senão vejamos.
As modalidades esportivas oferecidas no contraturno não são tão variadas quanto as elencadas acima, tendo sido inclusive retiradas algumas em razão da pandemia, mas mesmo após a retorno às condições normais, elas não foram mais retomadas. Atividades aquáticas nunca foram oferecidas, provavelmente em razão da escola não contar com piscinas em sua estrutura.
Em relação à cultura, as atividades acima referidas, à exceção do balé, também jamais foram oferecidas e não parecem estar sendo valorizadas nesta unidade, não tendo aula de música, nenhum ensino de algum instrumento musical, ou aula de teatro, ou incentivo às artes de um modo geral, inexistindo nesta sede qualquer estrutura de teatro e auditório.
A tecnologia é outro ponto sensível e de peso nas insatisfações dos signatários desta petição. Robótica, por exemplo, não consta como atividade pedagógica curricular, na sede do Paiva, assim como linguagem programacional, investimento em algum centro tecnológico didático etc.
Empreendedorismo, assim como, na mesma linha, educação financeira, também não estão presentes no currículo escolar da escola Santa Maria sediada no Paiva.
Finalmente, a unidade do Paiva da escola Santa Maria também não oferece ensino bilingue, com certificação internacional, o que a deixa de fora de um circuito de ensino moderno e global, oferecendo, ao contrário, um ensino de inglês com um nível muito aquém das demais escolas do mesmo padrão.

O que pode ser feito? Sugestões para o enfretamento do problema.

Inicialmente sugerimos que a unidade de ensino do Santa Maria sediada no nosso bairro ofereça as mesmas propostas de ensino, diferenciais e modelo pedagógico elencadas no sítio e que parecem estar presentes na sede de Boa Viagem.
Além da lista acima elencada, também sugerimos que a escola ofereça as seguintes propostas de ensino:

• Ensino de inglês voltado para a formação internacional:

Educação bilingue real, com certificação internacional, realizado em parceria com instituições de ensino internacional. Não sendo possível essa implantação na grade curricular, como diversas outras instituições do grupo oferecem, que seja aprimorado o ensino do inglês, com oferta da matéria diariamente, carga horária mais extensa e eficiente, maior imersão e vivência da língua, de forma mais dinâmica e interessante, desde o ensino infantil.
É fundamental que a escola se atualize e se volte ao Ensino internacional, visando a formação de cidadãos globais, pensadores críticos.

• Esportes:

Maior oferta de esportes com organização de campeonatos e ampliação dos horários já existentes para esportes.

• Cultura:
Incentivar de forma mais intensa as atividades culturais, com aulas de teatro, música, exposições de arte, informações sobre eventos culturais pelo mundo.

• Robótica:
As aulas de robótica devem constar da grade curricular, e não ser ofertada como disciplina complementar e não obrigatória. O ensino de programação é importante porque estimula a criatividade, a autonomia e desenvolve o raciocínio lógico e a capacidade de resolução de problemas e trabalho em equipe.

• Estrutura:

Melhoria na estrutura e consequente modernização, para poder oferecer um maior leque de atividades esportivas, culturais e tecnológicas.
Maior alinhamento da escola com a natureza exuberante que a ronda, promovendo de forma mais intensa atividades de conscientização ambiental, adaptando a estrutura para torná-la mais compatível com o meio ambiente, aproveitando a iluminação natural, uso de materiais de construção sustentáveis, promoção de mais atividades ao ar livre e em contato com a natureza.
Ampliação dos espaços de convivência cobertos.
Ampliação das salas, ou divisão das turmas para que as crianças estudem em ambientes mais confortáveis e menos aglomerados.
Construção da piscina.
Melhoria da ventilação da quadra.
Modernização do laboratório e biblioteca.
Melhoria da sala de balé.
Construção de auditório/sala de teatro.
Criação da sala maker e empreendedorismo.
Melhoria do fluxo de pedestres e carros, organizar o trânsito em frente à escola, com espaços sinalizados para carros e transportes escolares.

• Atividades externas:

Oferecimento de atividades externas, como visitas a centros históricos, museus, teatros, zoológicos, ambientes culturais, ambientes naturais.

• Empreendedorismo e educação financeira:

Além do empreendedorismo, é importante que a escola também ensine educação financeira.

• Fardamento:

Ampliação do fardamento escolar, com opções de short-saia, leggings, calças com tecidos leves para o uso diário.

• Cantina:

Revisão dos valores dos itens ofertados na cantina, com ampliação de cardápio para itens mais naturais e saudáveis.

• Comunicação escola/responsáveis:

Finalmente, mas absolutamente importante, aproveitamos esta oportunidade para pontuar uma questão que, frise-se, piorou bastante com a fusão da escola com o grupo SEB, que é a comunicação escola-responsáveis.
É importante pontuar que, principalmente na educação infantil, esse acompanhamento de perto é fundamental. Antes eram enviadas semanalmente as fotos das crianças fazendo atividades, o que permitia esse acompanhamento de perto, já que crianças tão pequenas não dão feedbacks ainda sobre suas rotinas.
Agora, além de não recebermos quase nenhum informe da escola, essas fotos não são mais enviadas, tendo, raramente, a postagem de algum registro nas redes sociais, o que é, ainda por cima, uma exposição perigosa das nossas crianças!

Quais são nossos pedidos? Abertura do canal de comunicação.

Solicitamos a manifestação de Vossas Senhorias acerca dos pedidos e sugestões ora apresentados.
Requeremos, ainda, que seja aberto um canal de comunicação para que possamos dialogar e expor os pontos aqui destacados, assim como para que seja possível acompanhar os almejados encaminhamentos.

Paiva, 04 de abril de 2023.

Pais e responsáveis dos alunos matriculados na escola Santa Maria com sede no Paiva abaixo assinados.