SEGURANÇA NO COLÉGIO CERVANTES - CRISTO

Destinatário: nataliaedf@yahoo.com.br

*À Diretoria do Colégio Cervantes, Unidades Cristo*

A segurança tem sido fator de grande preocupação atualmente na cidade e também no pais, principalmente quando se trata de crianças. Na Unidade Cristo temos várias falhas de segurança, desde físicas como falta de pessoal. Estes pontos já foram levantados em momentos anteriores e não foi dada atenção devida. Contudo, neste momento não é mais possível ignorá-los e são necessárias ações com urgência.
Nós, pais e responsáveis dos alunos do Colégio Cervantes (Unidade Cristo), viemos por este documento levantar alguns pontos de atenção e solicitar providências urgentes para prevenção de atos contra os alunos, os funcionários e a escola.

1. A unidade fica num bairro afastado, próximo a pista, com terrenos vazios e apenas com empresas em volta, o que facilita acesso/evasão de pessoas com má intenção. Este tipo de localização necessita de maior atenção quanto a ações de segurança à escola.

2. Fatos: 2 assaltos com invasão e 1 tentativa de assalto ocorreram nos últimos meses na escola. Isso aconteceu livremente, com facilidade, o que mostra a vulnerabilidade da unidade.

3. Não existe um segurança ou pessoa devidamente treinada que fique no portão da escola em período integral de aulas para que seja rastreado o acesso de pessoas. Qualquer pessoa que diga um nome comum, apenas verbalmente através do interfone, o portão é aberto remotamente. Além de diversas vezes que o portão fica aberto com livre acesso de qualquer pessoa na escola. Classificamos isso não como falta de treinamento de quem atende o interfone atualmente, mas sim como FALTA DE FUNCIONÁRIOS ADEQUADOS À FUNÇÃO DE PORTARIA E SEGURANÇA. Esta função não compete à secretária quiçá às professoras/estagiárias que tem suas devidas funções.

4. Instalação e MANUTENÇÃO preventiva de dispositivos que possam aumentar a segurança e reduzir riscos à escola, aos alunos e funcionários. Cercas elétricas com altura correta, câmeras e alarmes. Além dos itens anteriores seria necessária uma visita técnica para verificar a necessidade de outros dispositivos na unidade.

Classificamos os 4 pontos acima como cruciais para que O MÍNIMO de segurança seja atribuído aos alunos e funcionários.
Nós, pais e responsáveis dos alunos da Unidade Cristo colocamos nossos bens maiores em confiança à instituição Cervantes. Certos de que, além de valores humanos e formação, também serão considerados essências a segurança e integridade física e mental de nossos filhos. Por meio deste documento solicitamos à Diretoria as ações necessárias e nos colocamos a disposição para reunião presencial para discutir e sanar demais lacunas com máxima urgência.
Agradecidos desde já pela atenção.