Abaixo-assinado pela criação de um circuito esportivo e de lazer no perímetro urbano da orla fluvial de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro

Destinatário: gabprefeito@campos.rj.gov.br

Ao Excelentíssimo Senhor Prefeito
Sr. Wladimir Garotinho
Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro

Os cidadãos abaixo-assinados, residentes em nosso município, solicitam que Vossa Excelência realize a revitalização completa da orla fluvial em seu perímetro urbano, no intuito de promover benefícios econômicos, sociais, ambientais e de saúde e lazer, a partir da criação de um circuito esportivo ao longo do perímetro urbano (pré-determinado aqui pelo trecho de 7 quilômetros entre as pontes General Dutra (Hospital Ferreira Machado) e Lapa.
Este movimento é essencialmente apolítico e, portanto, sem lideranças formais. Abaixo, as sugestões de intervenções necessárias para revitalizar a orla fluvial campista:
• Conserto e/ou intensificação da iluminação pública
• Instalação de câmeras de segurança
• Reforço da segurança pública, por meio, por exemplo, do projeto “Segurança Presente”, hoje praticamente restrito às zonas centrais da cidade
• Recuperação do calçamento e sinalização das áreas compartilhadas como perímetro de esporte & lazer
• Reforço da limpeza pública, em especial na orla de Guarus
• Fechamento parcial das ruas (uma pista) da Beira Rio aos feriados e fins de semana, com o devido apoio e sinalização dos órgãos públicos competentes, tal como acontece, por exemplo, na orla carioca e demais áreas públicas de lazer de diversas cidades do Brasil e do mundo
Benefícios gerados pela criação do circuito:
• Economia
o Atrair mais pessoas ao Centro da cidade, ajudando, assim, a promover a revitalização da região, bem como movimentar o comércio local;
o Valorizar e estimular o mercado imobiliário do entorno da orla fluvial, principalmente em Guarus, ao promover a reurbanização do entorno;
o Aumentar a frequência de bares e quiosques do entorno, bem como estimular a reabertura e/ou reestruturação dos mesmos;
o Promoção do turismo histórico-ambiental da cidade, integrado à Praça São Salvador e outros marcos da área central, aliado a outras opções de turismo rural, de aventura e religioso já presentes no município;

• Saúde
o Estimular a prática de atividades físicas, promovendo, assim, um efeito cascata de contenção de gastos com saúde pública;
o Melhoria na saúde mental, promovendo o bem-estar da população;
o Promoção de esportes via modais diversos, como skate, patins, bicicletas, dentre outros ao ar livre;

• Social
o Integrar as “duas Campos”: a Zona Central com a Grande Guarus, região socio, econômica e culturalmente alijada de políticas públicas massivas e de opções gratuitas de lazer;
o Atrair vendedores ambulantes e, assim, estimular a economia popular com vendas de águas de coco, sorvete e demais produtos congêneres;
o Promoção e incentivo à prática de esportes gratuitos ao ar livre;
o Estimular atividades ao ar livre de profissionais autônomos de Educação Física, de cuidadores da terceira idade e da primeira infância;

• Meio ambiente
o Reintegrar a sociedade campista ao rio histórico e símbolo da cidade;
o Promoção da educação ambiental por meio da integração da sociedade com o meio ambiente;

• Político
o A criação de uma nova área de lazer seria um marco de governo integrador e inovador diante do histórico das políticas públicas municipais, encontrando paralelo, talvez, à revitalização do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro;
o Uma orla fluvial iluminada, reformada e segura se transformaria instantaneamente num ponto turístico da cidade;
o Promover a autoestima dos cidadãos geraria efeitos positivos intangíveis nos diversos setores da sociedade, bem como o sentimento de pertencimento e cuidado com a coisa pública;

Pelo exposto, a revitalização do Cais da Lapa, já em curso pelo governo municipal, embora importante e culturalmente necessária, é insuficiente e até excludente com a orla de Guarus – não sendo, portanto, capaz de atingir sequer metade dos benefícios listados acima. Conforme comprovado por diversas cidades mundo afora, a realização de eventos temporários – ou reformas pontuais – nas orlas fluviais não basta para resgatar zonas degradadas e promover a socialização e comunhão entre a cidade e seu povo.

Na forte convicção de sermos atendidos neste pleito, cujos custos estão longe de serem excessivamente onerosos ao poder público, o movimento civil apolítico “Orla Paraíba” encaminha este documento para apreciação das autoridades competentes.