CRIMES NO VALE DO XINGU

Destinatário: Excelentíssimos Senhores, Ministro de Estado do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar Luiz Paulo Teixeira Ferreira Ministro de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania Silvio Luiz de Almeida Ministra de Estado da Igualdade Racial Anielle Fr

Nós, abaixo-assinados, ativistas de esquerda, cidadãos de bem, eleitores, povo sofrido, conscientes de seus deveres e direitos solicitamos as VV.Exªs tomarem devidas providências, no sentido de intervir junto à Defensoria da União para a agilização na causa de proteger os Quilombolas no Estado da BAHIA, haja vista as graves ameaças de expulsão de suas terras ancestrais pelos grilheiros, denominadas de VALE DO XINGU, para efeito de instalar áreas de garimpos nas referidas terras, cujas ações são tidas como ilegais nos termos da Constituição Federal.

Salientamos, ainda, que muitos de nós corremos risco de vida, pelo uso de cianeto de sódio NaCn por parte dos garimpeiros na operação de extrair e lavar os minérios para contrabandeá-los em total prejuízos as várias Comunidades Quilombolas da Bahia, tanto no comprometimento dos mananciais de águas superficiais como as águas subterrâneas ao longo de todo o perímetro de terras atingidas com essa prática criminosa e desumana, por parte daqueles, além da saúde dos integrantes das Comunidades Quilombolas da Bahia com perigo de morte a depender da quantidade do citado veneno a ser ingerido..

Os nossos representantes se organizam e juntamente com alguns de nós, Quilombolas para irmos a Brasília, com os firmes objetivos de encarecer a Vossas Excelências também, a colaboração e o engajamento necessários quanto aos atendimentos de nossos pleitos imprescindíveis a nossa sobrevivência e ainda, de nossos descendentes enquanto Quilombolas.

Diante de toda exposição de cunho a evitar nossa extinção e comprometimento dos mananciais de águas superficiais e subterrâneas com o cianeto de sódio NaCn, já dito acima, corroborada com as provas instrutórias deste abaixo-assinados, solicitamos de Vossas .Excelências o máximo empenho para solucionar esta grave situação suportadas por nossas Comunidades Quilombolas da Bahia.