Melhorias para o Programa Academia da Cidade do Recife

Destinatário: Secretaria de Saúde do Recife

O Programa Academia da Cidade (PAC) do Recife, em funcionamento há mais de 20 anos no município, construiu ao longo do tempo uma trajetória de respeito e reconhecimento pela excelência na prestação dos serviços de promoção da saúde e atividades físicas. Sendo uma referência nesse tipo de intervenção e modelo para adoção de programas semelhantes em diversas outras localidades do país e internacionalmente. No entanto, problemas vêm se acumulando sem que se encontrem soluções definitivas e tais dificuldades vêm impactando seriamente esse bom atendimento à população, em especial nos últimos anos. Fardamentos de má qualidade, equipamentos de ginástica necessitando de reposição, aparelhos para avaliações físicas depreciados, insegurança nos polos, dificuldades estruturais, corpo profissional insuficiente, remuneração dos profissionais defasada, são algumas das demandas que necessitam da pronta atenção dos órgão gestores para resolução adequada. Junte-se a isso, a necessidade de ampliação do Programa, com a construção de novos polos, de modo a alcançar bairros ainda descobertos desse importante braço da saúde pública que é a Promoção da Saúde. Assim, profissionais de educação física, usuários e demais representantes da população que compreendem a importância do PAC-Recife, assinam este documento: