Abaixo-Assinado (#5953):

Pelo Direito ao Agradecimento Individual: Proposta dos estudantes para cerimônias de formatura da UFRGS

Destinatário: marciakupo@gmail.com

No dia 30 de março de 2010, os representantes das diversas Comissões de Formatura receberam a documentação referente à cerimônia de Colação de Grau da UFRGS, que apresenta alterações significativas nesta cerimônia - segundo a nova determinação da Reitoria, os alunos perdem o direito aos seus agradecimentos pessoais, serão chamados pelo assistente administrativo e só poderão receber o diploma das mãos do paraninfo.
Uma vez que os alunos não fizeram parte da discussão deste assunto e que estes são os principais interessados na cerimônia de Colação de Grau, queremos externar nossa posição.

Após uma analise cuidadosa deste documento, representantes dos diversos cursos desta Universidade e do Diretório Central dos Estudantes elaboraram uma proposta para a alteração de alguns de seus itens que, solicitamos, seja levada em consideração.

É importante destacar que a utilização do púlpito pelo formando, característica que torna ímpar a Colação de Grau desta Universidade, dá a oportunidade a cada formando de se expressar individualmente, reforçando a cultura de nossa instituição de respeitar as opiniões. Não diminui a formalidade da solenidade, mas traz emoção e sentimento à cerimônia, tornando-a única e especial.

A cerimônia tradicional destaca a pluralidade dos alunos desta Universidade e reflete a excelência e qualidade do ensino. Para os formandos e demais alunos, o momento da colação de grau representa uma grande conquista, muito importante e aguardada durante toda a sua vida. A continuidade dessa tradição é esperada pelos formandos, familiares, mestres e toda sociedade. Sendo assim, acreditamos que as mudanças propostas descaracterizariam a cerimônia de Colação de Grau da UFRGS.

Tendo em conta os argumentos acima apresentados, respeitosamente solicitamos:
1. Que seja mantida a chamada realizada pelos próprios formandos, seguindo critérios por eles estabelecidos - ordem alfabética ou de afinidade - com tempo total para cada formando de dois minutos, iniciados no momento em que o nome do formando é anunciado e contemplando o trajeto até a mesa, o recebimento do diploma e o discurso individual. Ao final do discurso individual, o formando deverá chamar o nome do próximo.

Lembramos que a produtora do evento pode controlar, juntamente com a equipe do Salão de Atos, o tempo de cada formando, e desligar o microfone ao fim do tempo estipulado.

Os formandos também serão orientados a evitar o cumprimento a seus colegas no momento da sua chamada, para tornar o trajeto mais rápido.

2. Que o discurso do orador, ou oradores, da turma tenha tempo máximo de dez minutos.

3. Que seja estipulado um tempo máximo para os discursos do paraninfo, do diretor da faculdade e do Reitor ou seus representantes. Cada autoridade teria entre 10 a 15 minutos de tempo para discursar.
Ressaltamos que essas medidas visam reduzir o tempo das cerimônias de formatura.

4. Que o diploma possa ser entregue por parente próximo formado no mesmo curso do formando. Quando o aluno for chamado, o parente já deve estar posicionado na entrada do palco. O aluno que optasse por receber seu diploma do parente próximo não teria direito a tempo de púlpito para agradecimentos, de modo que o próximo formando seja chamado pelo assistente administrativo.

5. Que, enquanto o formando caminha até o púlpito, seja tocada uma música de sua escolha e que, durante o agradecimento, sua imagem seja projetada no telão.

Ficam proibidas palavras de baixo calão durante o discurso ou quaisquer manifestações que venham a prejudicar a imagem da Universidade e da Faculdade;
As comissões de formatura se responsabilizam pela orientação aos formandos quanto ao tempo máximo e teor do discurso;
Cada formando se compromete a assinar um termo de responsabilidade individual, se comprometendo a contribuir com o bom andamento da formatura.

Certos de podermos contar com o apoio de nossos diretores de unidades e da Reitoria da UFRGS abaixo assinamos:

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.