Auxílio Transporte de R$12,00/Dia

Destinatário: Órgãos gestores do programa RESTEC

Nós residentes técnicos do programa Restec queremos o reajuste do valor do auxílio transporte para R$12,00 por dia.

O valor que estamos recebendo de auxílio transporte está defasado e não condiz com o valor pago diariamente no transporte público.

Estamos ciente da Resolução 72/2023-SETI de 04 de maio de 2023, publicada no Diário Oficial do Estado do Paraná no dia 09 de maio de 2023, DIOE-PR 11.414, que altera o Anexo VI da portaria 006/2022-SETI, que reajustou os valores de todas as bolsas concedidas, passando assim ao valor de R$264,00 mensais.

O artigo 3º da Lei 20.086 de 18 de dezembro de 2019, autoriza o poder executivo a conceder bolsa auxílio e o auxílio transporte aos alunos participantes do programa.

Todavia, uma vez concedido o aumento no benefício o mesmo não pode voltar a seus status quo ante, não podendo assim ser diminuído ou cancelado, conforme o entendimento do André Beschizza e Feliz Brito.

Sabemos que o programa Restec tem alguns hiatos em sua legislação, e alguns órgãos que aderem ao programa, ao conhecer desses hiatos, equiparam alguns residentes com CLT, usando da forma que melhor lhe convém para aplicar a legislação pertinente ao caso.

Contudo, gostaríamos que na ocasião que observado um hiato na legislação e equiparado ou aplicado a legislação federal ou estadual referente ao tema, que seja na parte mais benéfica ao residente técnico, no qual é a parte hipossuficiente do vínculo da residência.

FONTES: