Abaixo-Assinado em Defesa da Vida e Contra a ADPF 442

Destinatário: STF - SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

Nós, membros da Diocese de Jacarezinho, Estado do Paraná, manifestamos nossa firme posição em defesa da vida desde a sua concepção até seu fim natural. Diante da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 442, que tem como objetivo descriminalizar o aborto até 90 dias de gestação, expressamos nossa veemente discordância na utilização deste dispositivo jurídico (ADPF) para mudar a atual legislação vigente. A Constituição Federal no caput do artigo 5º assegura que todos tem direito à vida, independente de estar em gestação ou já ter nascido.

Acreditamos que toda vida é sagrada e merece ser protegida e valorizada. O direito à vida é o mais fundamental dos direitos humanos e não pode ser relativizado ou subjugado em nenhuma circunstância. É nosso dever enquanto sociedade e comunidade cristã defender e promover a vida em todas as suas fases e condições.

O aborto é uma prática que resulta na interrupção deliberada da vida de um ser humano inocente e indefeso. Entendemos que toda vida, independentemente de sua idade gestacional, possui dignidade e merece respeito e cuidado. É essencial buscar soluções que valorizem a vida e ofereçam apoio às mulheres em situações de vulnerabilidade.

Repudiamos veementemente a descriminalização do aborto até 90 dias de gestação e em qualquer outra fase, pois acreditamos que há alternativas éticas e humanitárias para lidar com as questões complexas que envolvem a gestação indesejada (não planejada). Devemos promover políticas que ofereçam suporte, acompanhamento e assistência às mulheres e suas famílias, de modo a garantir que tomem decisões conscientes e informadas.

Assim, solicitamos que nossas autoridades e representantes políticos, assim como as instituições da República brasileira que defendam o direito à vida e tomem atitudes que mantenham na legislação o aborto como crime, em vista de respeitar a sacralidade da vida e trabalhar para a construção de uma sociedade que valorize e proteja o ser humano em todas as suas dimensões e fases.

Pedimos a todos os cidadãos de boa vontade que se unam a nós assinando este abaixo-assinado em defesa da vida.