CONTRIBUIÇÕES PARA O ACORDO COLETIVO DETRABALHO DA SANEAGO-2023/25

Destinatário: SANEAMENTO DE GOIÁS SA - SANEAGO e STIUEG - Sindicato dos Trabalhadores nas Industrias Urbanas no estado de Goiás.

Goiânia, 22 de setembro de 2023

Ao Senhor João Maria de Oliveira
1º Diretor Administrativo
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás – STIUEG
Rua R-1 com R-2, n° 210, Setor Oeste – CEP: 74125-030

Assunto: CONTRIBUIÇÕES PARA O ACORDO COLETIVO DETRABALHO DA ANEAGO-2023/25

Senhor Diretor,

Cumprimentando-o cordialmente, elencamos pontos que gostaríamos que fossem reinseridos para a composição do acordo coletivo 2023.

REPOSIÇÃO SALARIAL/ABONO

Data-base:

Proposta da Saneago: Nos foi ofertado 3,74%, mais abono de R$ 2.528,00 em única parcela aos funcionários que possuírem data-base inferior ao R$ 5.000,00 (cinco mil reais);

Contraproposta:
1) Que a Companhia acompanhe a data-base de 2023 de 5,93% ofertada pelo Governo Ronaldo Caiado ao efetivo estadual, conforme matéria de 26/05/2023 (Site: https://diariodegoias.com.br/data-base-parcelada-dos-servidores-estaduais-e-sancionada-por-caiado/299076/).

2) Aumento real do Salário, tendo em vista que o abono ofertado pela Companhia para composição do ACT 2023 é de R$ 2.528,00 (dois mil quinhentos e vinte oito reais) dividido pelo 02 (dois) de vigência do ACT representariam apenas R$ 105,33 (cento e cinco reais e trinta centavos) por mês.

EQUIPARAÇÃO ENTRE QUINQUÊNIO X STEP

- Ampliação do percentual de cada step de 1,1% para 2% para suprir a falta de isonomia entre RACCS X PCCR

Ver Cláusula Vigésima Terceira da proposta de acordo 2023

DA FLEXIBILIZAÇÃO DE HORÁRIO: Que a companhia seja isonômica e permita flexibilidade ao interesse do trabalhador excetuando apenas caso de trabalho em equipe ou de atendimento ao público,

DA FOLGA DE ANIVERSÁRIO

No atual acordo, não existe folga de aniversário e sim convenção entre a chefia que o funcionário pode folgar em dia desde previamente acordo com posterior compensação de horas

Proposta da Saneago: Que a folga proveniente de aniversário do funcionário seja gozada no respectivo dia do aniversário.

Contraproposta: Que a folga proveniente de aniversário do funcionário que cair no fim de semana ou feriado seja gozada posteriormente porque do jeito que se encontra falta isonomia tendo em vista que se empregado tem seu aniversário no fim de semana automaticamente ele perde o (Day off) em detrimento do colega que tem seu aniversário no meio da semana e pode gozar desde pague horas posteriormente.

DA POLÍTICA DA JORNADA DE TRABALHO – RETIRADA DEFINITIVA DA FAMIGERA PL00.0025

DO INCENTIVO INTELECTUAL RACCS X PCCR

Cláusula Vigésima Quinta – Incentivo Intelectual – RACCS Cláusula Vigésima Sexta – Incentivo Intelectual – PCCR
b) A Saneago concederá benefício de incentivo intelectual aos empregados que fizeram ou vierem a fazer graduação, desde que o cargo ocupado não exija formação em curso superior, concedendo até 03 (três) referências na classe de cargos de cada um, desde que preenchidos os seguintes pré-requisitos:
– O curso superior seja reconhecido pelo MEC;

– O empregado ser contratado no mínimo a 05 (cinco) anos;

– O benefício deverá ser requerido pelo empregado, e conter cópia do certificado de conclusão devidamente autenticado; Parágrafo Único: Para a solicitação do benefício de Incentivo Intelectual na modalidade de Certificação o empregado deverá ter no mínimo 2 anos de contrato com a empresa.

f) Para a concessão do benefício a Saneago continuará exigindo apresentação de relatório de aplicabilidade ao superior hierárquico para avaliação.

g) a Saneago aceitará os cursos superiores sequenciais e curso de gestão, para a concessão do benefício do incentivo intelectual na modalidade graduação.

Contraproposta:

- Alínea “f”: Que seja retirada do acordo tendo vista que não existe a mesma exigência para os funcionários do plano RACCS;

- Alínea “g”: Ajustar o PCCR esclarecendo se os cursos superiores concluídos anteriores a ingresso na companhia poderão ser apresentados a qualquer tempo.

- Reajuste na porcentagem ofertada PCCR passando para 18% equiparando ao RACCS que atualmente é de 18%.

Cordialmente,