Projeto - Marcos na calçada da fama

Destinatário: lelisrose@yahoo.com.br

Marcos Roberto Silveira Reis, mais conhecido como “São Marcos” joga no Palmeiras desde 1992. Ganhou o apelido “santo” dos palmeirenses, sendo considerado um dos maiores jogadores da história do clube, além de ter vestido apenas a camisa alviverde em toda a sua carreira. Foi o goleiro titular da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2002, quando a equipe conquistou seu quinto título mundial.
.
Carisma e muito talento. Estas são as duas grandes características de Marcos ao longo de sua carreira. O goleiro é um dos únicos atletas querido por grande parte das torcidas do futebol brasileiro.
.
Nascido na pequena cidade de Oriente, interior de São Paulo, Marcos começou sua carreira no modesto Lençoense, mas foi no Palmeiras, clube que defende desde 1992, que sua estrela começou a brilhar.
.
A estréia pelo Verdão ocorreu na vitória sobre o XV de Jaú por 4 a 0, em 1996. Porém, Velloso ainda era o titular absoluto da equipe. Com a lesão do experiente goleiro, Marcos, com a camisa 12, assumiu o gol palmeirense na quinta rodada da Libertadores de 1999 para nunca mais deixar os corações alviverdes.
.
Com defesas incríveis no torneio, como nas disputas pos pênaltis contra o Corinthians, ganhou o apelido de São Marcos, conquistou a competição e o prêmio de melhor jogador, chamando a atenção de Vanderlei Luxemburgo, que o convocou pela primeira vez para a seleção brasileira.
O ex-técnico do Palmeiras abriu as portas, mas foi com Felipão que Marcos alcançou sua maior glória, o título da Copa do Mundo de 2002. No principal torneio de seleções do mundo, o goleiro palmeirense realizou defesas importantes e alcançou o posto de quarto melhor atleta da posição no planeta.
.
Em 2002, após a Copa do Mundo, o Palmeiras fez uma campanha ruim no Campeonato Brasileiro daquele ano e acabou rebaixado para a Série B. Mesmo com o momento delicado no clube paulista, e com uma proposta do Arsenal para substituir David Seaman, a paixão de Marcos por sua família e pelo Palmeiras o fizeram permanecer no Brasil, para levar o time de volta à primeira divisão, o que ocorreu no ano de 2003.
.
No dia 4 de maio de 2008, como resultado de seu grande esforço de recuperação, sagrou-se Campeão Paulista. No dia 21 de setembro fez 400 jogos com a camisa do Palmeiras.
.
No dia 1 de dezembro de 2008, o goleiro Marcos se surpreendeu ao ser merecidamente eleito o terceiro jogador mais popular do mundo pela IFFHS - Federação Internacional de Estátisticas e História do Futebol -, ficando a frente de jogadores como Kaká, Cristiano Ronaldo, Messi e a frente do companheiro de posição e rival Rogério Ceni.
.
No dia 12 de maio de 2009, em jogo contra o Sport Recife válido pelas oitavas-de-final da Copa Libertadores da América, Marcos teve a melhor atuação desde seu retorno. Com defesas incríveis durante a partida e defendendo três cobranças adversárias nas disputas de pênaltis, garantiu a ida do Palmeiras às quartas-de-final.
Títulos
• Melhor Goleiro do Campeonato Paulista - 1999
• Melhor jogador da final da Copa Libertadores da América -1999
• Melhor goleiro da Copa Libertadores da América - 1999
• Único goleiro a ser eleito melhor jogador de uma edição da Libertadores (Recorde)
• Único jogador da Seleção Brasileira a não ser substituído na Copa do Mundo de 2002 (recorde)
• Foi eleito o quarto melhor goleiro do mundo - 2002
• Vencedor do confronto "Quem é o melhor?”, realizado pela TV Globo no programa - "Esporte Espetacular", ganhando de seu rival Rogério Ceni, com 66% dos votos - 2009
• É considerado um dos três maiores ídolos da história do Palmeiras.
• Marcos foi convocado pela primeira vez para a Seleção, com menos de 5 jogos atuando como titular.
Este foi apenas um breve resumo de tudo o que Marcos fez e continua fazendo pelo Palmeiras e pelo futebol brasileiro. Marcos nos fez ver que não é só de um bom atacante que se faz um bom time; que muitas vezes um goleiro pode sim fazer muita diferença.
.
Marcos se mostrou como um exemplo de goleiro com suas belas e importantes defesas (sejam elas na Seleção ou no Palmeiras), um exemplo de funcionário que tem sim amor pelo lugar onde trabalha, que dá valor ao time no qual joga muitas vezes mostrando uma modéstia que não cabe a uma peça tão fundamental como ele e mais do que tudo, um exemplo de força de vontade.
.
Seria muito fácil, na sua época de contusões seguidas, ter se aposentado. Já tinha conseguindo uma fama memorável, já tinha uma Copa do Mundo no curriculum, uma boa estabilidade financeira... Mas não... Marcos lutou – e continua lutando dia a dia – para não ser mais um, e sim poder ajudar ao máximo sua equipe.
.
Um exemplo de sua garra? Campeonato Paulista de 2008: Considerado como um exemplo de volta por cima, servindo de exemplo de superação não só no futebol como na vida, com um discurso na final que emocionou até quem de nada entendia sobre futebol. Com sua bela atuação Marcos mostrou que sim, merece uma chance e sim, pode fazer a diferença.
.
Por esse e diversos outros motivos, Marcos é uma pessoa, um goleiro, um profissional que jamais pode ser esquecido. Merece sim todas as homenagens que um jogador pode receber e porquê não, suas mão na Calçada da Fama do Maracanã.
.
Marcos merece ter sua história gravada no histórico estádio e grande ponto turístico que é o Maracanã. Suas glórias como goleiro merecem ser lembradas por muitos e muitos anos e servir de inspiração para goleiros, zagueiros, técnicos, crianças, enfim, brasileiros e porque não, ter suas glórias lembradas pelo mundo?
Por isso criamos este projeto. Não por sermos palmeirenses, mas por sermos brasileiros e apaixonados pelo futebol e todos os ensinamentos que o esporte nos dá. Por termos acompanhado a Copa de 2002 e ficarmos orgulhosos de ter uma Seleção como aquela e por ter um goleiro como aquele. Sempre humilde, mas fazendo a diferença e jamais fugindo da responsabilidade, muito pelo contrário, chamava toda ela para si, independente de ser realmente uma responsabilidade sua.
.
Criamos este projeto por valorizar o atleta com verdadeiro amor à camisa, seja ela de time ou Seleção. Valorizar o atleta que mostra sempre que joga não por dinheiro, ou status, mas por amor ao futebol, servindo assim de exemplo para os futuros atletas em um mundo onde a cada dia que passa o futebol está mais comercial e menos sentimental.
.
Valorizamos o alteta que com o seu futebol que servir de exemplo, quer deixar sua marca. Por isso, queremos prestar esta homenagem para mostrar que ele conseguiu sim deixar a sua marca e que servirá de exemplo para todos os amantes de futebol e para todos que tiveram, como ele, dia de glórias e fracassos mas que nem por isso abaixaram a cabeça; seguiram em frente e mostraram que sim, é possível dar a volta por cima.