Por mudanças na BAREMA

Destinatário: COREME UFCSPA/ISCMPA

Por mudanças na BAREMA

Porto Alegre, 18 de dezembro de 2023.

Ilmo(s). Sr(s).
Carla Maria De Martini Vanin
Coordenador da Comissão de Residência Médica
Dr. Antonio Nochi Kalil
Diretor Médico e de Ensino e Pesquisa ISCMPA/UFCSPA
Profa. Dra. Dinara Jaqueline Moura
Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação

Nós, abaixo-assinados, estudantes da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), vimos requerer de V.S.ª revisão e mudança do item VI, da 2ª etapa – Análise Curricular do Processo Seletivo para Ingresso de Médicos nos Programas de Residência Médica - com acesso direto e pré-requisitos.

1. Parâmetro g: Experiências extracurriculares
Pontuações diferentes para experiência extracurriculares em serviços de saúde no Brasil (0,6 ponto) e no exterior (1,0 ponto).
Carga horária mínima de atividades realizadas em serviços de saúde no Brasil: ≥30 dias ou ≥160 hora

pelos seguintes motivos:

Considerando os valores institucionais de equidade, inclusão social e valorização das pessoas da UFCSPA, bem como o princípio institucional de comprometimento com o combate às iniquidades na formação do profissional da saúde, acreditamos que não cabe a existência de diferenciação entre atividades prestadas nacional ou internacionalmente. Dessa forma, sugerimos a equidade de tais pontuações.
Considerando as atuais dificuldades referentes ao cumprimento de carga horária obrigatória dentro dos cursos de medicina, bem como o Art. 3º, do Estatuto UFCSPA vigente, que delibera sobre suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento profissional e cultural, possibilitando sua concretização, acreditamos que a carga horária mínima exigida para experiências extracurriculares é demasiada. Dessa forma, sugerimos o retorno da carga horária de ≥15 dias ou de ≥80h, vigente até o Edital COREME nº 2/2022 de 25 de fevereiro de 2022.