Abaixo-Assinado (#60205):

Carta aberta sobre a situação do Sintufal

Destinatário: Sindicato

TExtão eloquente
Nós, abaixo assinados, vimos repudiar a situação de total abandono da organização da categoria e isolamento em relação às orientações da Fasubra pela atual gestão do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Universidade Federal de Alagoas (Sintufal).

Um dos sintomas mais evidentes desse isolamento em relação às lutas nacionais é que sequer foram realizadas as assembleias para escolha dos representantes dos técnicos da Ufal para as últimas Plenárias da Fasubra. Ficamos alijados dos debates e decisões sobre a reestruturação da carreira. O Grupo de Trabalho local só foi criado no papel e somente em dezembro, depois de nacionalmente a proposta de reestruturação já ter sido aprovada em Plenária Nacional.

Diante desses fatos, a categoria não se sente confiante em relação à atual direção sindical, que não se mobiliza, não informa e não orienta. Na última assembleia para decidir sobre a greve, isso ficou evidente.

A assembleia do dia 28/02 estava muito esvaziada e a direção não apresentou nenhuma proposta de atividades e tampouco foi capaz de construir um comando de mobilização. Nessa assembleia, apesar da direção do sindicato ter deturpado os fatos, não houve nenhuma fala e voto contrário à greve. Mas entendemos que uma greve não pode ser aprovada apenas por formalidade, sem organização da categoria. É preciso construí-la desde as bases. Portanto, a proposta aprovada foi de apoiar a greve, mas que a plenária do próximo dia 09/03 indicasse um nova data, buscando unificação da greve com o TAE´s dos Institutos Federais.

Na tarde do dia 06/03/2024, por iniciativas dos coletivos de base, tivemos uma reunião online com a participação de mais de 60 sindicalizados para discutir a greve e a situação de abandono da atual direção. Reproduzimos abaixo os principais questionamentos dirigidos a atual direção do SIntufal:

Por que o Sintufal não realizou a assembleia para escolha da representação dos técnicos da UFAL na Plenária Virtual da Fasubra deste dia 09/03, que discutirá os encaminhamentos da greve?

Por que o Sintufal não apresenta para categoria um calendário de atividades e mobilização?

Por que não foi dado encaminhamento à formação do Comando de Mobilização, conforme proposto na última assembleia?

Quando o Sintufal convocará nova assembleia para discutir a construção da greve?


Existe disposição de luta dos técnicos da UFAL, mas precisamos colocar o nosso sindicato no rumo certo!

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.