Insatisfações e solicitações referente ao andamento do referido curso

Destinatário: SENAI CIMATEC

Salvador, 11 de março de 2024

Abaixo-assinado pela representação da turma
Á coordenação do curso Desenvolvimento de Sistemas - SENAI/ CEMATEC

Venho por meio deste ofício, relatar e documentar algumas insatisfações e solicitações referente ao andamento do referido curso.

Importante contextualizar que todos os discentes, quando optam em ingressar em algum aperfeiçoamento técnico-acadêmico, escolhem por áreas afins às suas habilidades além de almejar um bom aproveitamento técnico, facilidade de ingressão ao mercado de trabalho e desenvolvimento de realizações profissionais.

A escolha pelo referido Curso e Instituição leva em consideração esses quesitos e, em adicional, à sua boa referência técnica.

Infelizmente, nesses quase 75% de vivência na instituição, não estamos sendo contemplados com as expectativas à cerca do desenvolvimento acadêmico-profissional necessário para uma segurança e colocação no mercado de trabalho.

Abaixo listo algumas carências que deixam o desenrolar do aperfeiçoamento com falhas importantes no seu desenvolvimento:

1- Acreditamos que existe uma falha na atualização da ementa apresentada ou uma falta de percepção do que o mercado solicita para expectativas reais de posicionamento no mercado de trabalho.

2- Em adicional à isso, restando um pouco mais de 1/4 para finalização do curso, é nítida a inexperiência e falta de preparo dos discentes para o mercado de trabalho, seja pela carência dos contéudos ministrados e alguns de seus docentes, seja pela falta de proatividade da própria instituição em prover oportunidades com empresas parceiras para disponibilidade de estágios -compatíveis com as nossas funções- parte importante do aperfeiçaomento acadêmico e preparo profissional.

3- Para os alunos mais engajados, têm sido necessário distribuição de tempo e até investimento financeiro adicional em cursos externos para prover o que a instituição, deveria disponibilizar, mas não nos contempla.

4 - Algumas ocorrências estruturais dos ambientes da sala de aula (computadores, ar condicionado...), demandas já colocadas em outras conversas com coordenação e não resolvidas, mostram uma dificuldade de comunição entre as duas esferas, deixando os discentes perdidos sobre onde recorrer para sanar esses pequenos problemas.

5 - Este semestre temos um adicional gravissímo. já que até este exato momento não existe um docente para a disciplina INTERNET DAS COISAS. Apesar disso os alunos continuam pagando a instituição valor integral, ficam semanalmente à espera de atualizações sobre o caso, sem o devido retorno e prováveis soluções para o ocorrido.

Diante de todos os ocorridos, e mesmo sabendo que a institução tem como obrigação distruibir carga horária e dispor das suas aulas em turno contratado no ínicio do curso, é de extrema importância que se busque soluções para as demandas levantadas.

A principio, de forma bem resumida, solicito abertura com a coordenadação para elencar temas que não foram abordados, ou abordados de forma muito superficial, e que sejam revistos e disponibilizados, para suprir essas demandas iniciais.

Avaliar possibilidade de dispor ao aluno esses temas com professores de fora, ou da instituição (que tenham experiência) em plataforma online para maximizar o aproveitamento, sem ônus algum para os discentes solicitantes. Avaliar também a possibilidade de dispor de temas adicionais em período de férias.
Aguardo com brevidade um posicionamento dessas referidas demandas e solicito canal (e-mail, whatsapp) para levantar os temas e oficializá-los em outro documento.