Abaixo-Assinado (#60312):

Abaixo-Assinado Contra a Construção de Condomínio no Bairro Progresso

Destinatário: Prefeitura Municipal de Matozinhos

Nós, moradores do bairro Progresso, abaixo-assinados, vimos por meio deste documento manifestar nossa total oposição à construção de um condomínio no local Rua Paulo Gonçalves.

Consideramos que a construção de um condomínio neste local trará diversos impactos negativos ao nosso bairro, tais como:

Aumento do trânsito local: A construção de um condomínio com apartamentos ocasionará um aumento significativo no número de veículos circulando pelas ruas do bairro, o que trará como consequência o aumento do trânsito em um bairro que nao tem infraestrutura adequadapara grande trafego de veiculos. Isso trará tambem possiveis transtornos aos moradores em razao do aumento da poluição sonora e ambiental.

Impacto ambiental: A construção do condomínio implicará na pavimentação de área que trará prejuízos ao meio ambiente, principalmente no uso do solo e à qualidade de vida dos moradores. A destibcso correta da area, seria s ampliação de áreas verdes que são essenciais para a purificação do ar, a regulação do clima, a preservação da biodiversidade e o lazer dos moradores.

Impacto no valor dos imóveis: A construção de um condomínio em meio a um bairro predominantemente residencial pode desvalorizar os imóveis da região. Isso pode prejudicar os moradores que desejam vender seus imóveis no futuro, além de dificultar o acesso à moradia para novas famílias.

Problemas de infraestrutura: O aumento da população no local, sem o devido acompanhamento por parte das autoridades públicas, pode sobrecarregar a infraestrutura do bairro, como a rede de água, esgoto e energia elétrica. Isso pode levar a problemas como falta d'água, queda de energia e transbordamentos de esgoto.

Crescimento desordenado: o aumento da população de um bairro também traz outros impactos em outras áreas bastantes sensíveis como o atendimento primário a sáude - atualmente há um posto de saúde com condições mínimas para atendimento e que por algumas vezes já não consegue suprir as necessidades do bairro. E não menos importante, mais moradores exigiriam aumentar capacidade de escolas e creches, sendo que esta última não há disponível no bairro.

Problemas de segurança: O aumento da população no local, sem o devido acompanhamento por parte das autoridades públicas, pode levar a um aumento nos índices de criminalidade, como roubos, furtos e vandalismo. Isso trará insegurança para os moradores do bairro.

Diante do exposto, solicitamos que as autoridades competentes:

Neguem o pedido de licenciamento para a construção do condomínio em questão;
Realizem estudos de impacto ambiental e social mais abrangentes, levando em consideração as necessidades e anseios dos moradores do bairro;

Revisão do Plano Diretor do Município que não deve ser genérico, mas sim um instrumento que deve ser adaptado à realidade de cada bairro. As diretrizes e ações definidas no PDM devem considerar as características e necessidades específicas de cada localidade e promover uma discussão ampla, aberta e transparente a comunidade, sendo que neste caso específico é direcionador sobre todos os impactos citados nesta manifestação acerca de um projeto de construção do condomínio, antes de qualquer decisão final.

Acreditamos que o desenvolvimento do nosso bairro deve ser feito de forma sustentável e participativa, com o respeito ao meio ambiente e à qualidade de vida dos moradores.

Contamos com o apoio de todos para impedir a construção deste condomínio e preservar o nosso bairro!

Local e data: Matozinhos, 06 de Abril de 2024

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.