ANDERSON BRASIL GESTOR DO PEM

Cláudio Castro-Governador do Estado do Rio de Janeiro
Bernardo Chim Rossi- Secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade
Renato Jordão Bussiere-Presidente do Instituto Estadual do Ambiente

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, apresentamos às Vossas Excelências, a presente moção publica elaborada pelo CONSELHO CONSULTIVO DO PARQUE ESTADUAL DO MENDANHA (PEM), Amigos e Frequentadores do PEM, na qual manifestamos publicamente sobre o aporo à manutenção do senhor ANDERSON BRASIL COUTINHO como gesor do Parque Estadual do Mendanha, Rio de Janeiro/RJ, haja vista que
a) É eximio conhecedor da área ambiental, sendo formado em Engenharia Florestal e Direito, um excelente técnico que demonstra muito amor pelo que realiza;
b) No comando do PEM, desde dezembro de 2020, tem "adotado" também a responsabilidade e zelo pela Area de Proteção Ambiental (APA) Gericinó -Mendanha;
c) Vêm desenvolvendo um trabalho excepcional e essencial para a proteção dessas duas unidades de conservação, nas quais destacamos:
· Participou da formação do primeiro Conselho Consultivo do PEM, com membros de instituições e ONGs que atuam na área da Unidade de Conservação (UC) e sua Zona de Amortecimento(ZA);
·Aumentou o efetivo de 1 (um) para 10 (dez) guarda-parques;
Instalou placas de sinalização na UCe em sua ZA;
· Estruturou uma base provisória, com equipamentos e materiais necessários para a execução das atividades ordinárias;
Desenvolveu um "Programa de Educação Ambiental”, onde, atualmente, contempla quatro escolas dos municípios do Rio de Janeiro e de Nova Iguaçu;
·Fortaleceu os laços com as Forças Armadas Brasileiras, onde o Centro de Instrução de Gericinó(CIG), do Exército do Brasil, e o Batalhão Tonelero, da Marinha do Brasil, se tornaram aliados da UC, quanto à preservação ambiental;
Enalteceu a UC, passando a comemorar anualmente seus aniversários, com simpósios de educação ambiental em espaço cedido pelo CIG, contando com convidados de diversas instituições, membros do Conselho Consultivo e da sociedade civil organizada;
Viabilizou o desenvolvimento de pesquisas cientificas em área da UC, principalmente nos temas da arqueologia e botânica;
Valorizou a UC ao tornar o PEM, pela primeira vez, o ponto focal da "Operação Fumaça Zero",no ano de 2022;
Monitorou e levantou a fauna silvestre da UC;

Moção Pública de Apoio à Manutenção do Anderson Brasil Coutinho como Gestor do Parque Estadual do Mendanha, Rio de Janeiro/RJ

Adquiriu duas viaturas Hilux 4x4;
Revitalizou o "Mirante da Torre";
Reestruturou a "Trilha da Cachoeira",junto à GERVINS,
Doou exemplares de serpentes, que pssarão a fazer parte do acervo da UC para uso em atividades de Educação Ambiental;
Doou mudas para reflorestamento e atividades de Educação Ambiental;
Desenvolveu o "Curso de Condutores de Trilha";
Desenvolveu o "Curso de Guarda-Parques Mirim”;
Apoiou estudos, junto ao Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), a respeito de estruturas de pedra que existem em área da UC, que podem ser de grande importância arqueológica e cultural;
Desenvolveu o início da elaboração do primeiro "Plano de Manejo do PEM";
Coordenou,como representante do Inea/PEM/Parque Estadual da Pedra e Reserva Biológica de Guaratiba, no "Mosaico Carioca", desde junho de 2021, onde somou na distribuiçãode elementos e equipamentos para essas UCs; e
Articulou a integração de vários órgãos das esferas municipal, estadual e federal para a proteção da UC, inclusive realizando ações conjuntas de fiscalização e monitoramento com a representação de todos.

Neste sentido, este Conselho Consultivo, amigos e frequentadores do PEM, resolvem:
I- Manifestar apoio público à permanência do senhor ANDERSON BRASIL COUTINHO como gestor do Parque Estadual do Mendanha;
Il - Registrar que entendemos que as mudanças administrativas são importantes e salutares à gestão da UC, porém neste momento precisamos fechar um ciclo em desenvolvimento que é a confecção do Plano de Manejo da UC, como o gestor a atual a frente deste processo, no qual demonstra muita dedicação e conhecimento; e
III - Juntar-se aos cariocas e fluminenses que lutam pela causa ambiental e amam o Maciço Gericinó -Mendanha, o Parque Estadual do Mendanha, a APA Gericinó - Mendanha, a sua rica fauna e flora bem como a beleza cênica da região.

Assim manifestam-se os seguintes conselheiros consultivos do Parque Estadual do Mendanha,amigos e frequentadores.