Manifesto pelos Direitos dos Estudantes: Transparência nos Prazos Acadêmicos

Destinatário: Universidade Paulista UNIP

Manifesto pelos Direitos dos Estudantes: Transparência nos Prazos Acadêmicos

Nós, estudantes da instituição UNIP, do curso de Fisioterapia (EAD), comprometidos com a justiça e equidade no ambiente acadêmico, exigimos transparência nos prazos acadêmicos como um direito fundamental.

É com profunda preocupação que observamos a falta de clareza e consistência nos prazos estabelecidos pela instituição de ensino. Como estudantes, temos o direito de acesso justo e igualitário às informações relevantes para o nosso progresso acadêmico.

Recentemente, fomos confrontados com uma situação alarmante em relação aos prazos para a inclusão dos relatórios corrigidos pelos professores no sistema. Conforme informado pela plataforma da universidade, temos o direito de sete dias corridos após a última aula para essa inclusão. No entanto, em flagrante desrespeito a esse compromisso, o prazo para a entrega do relatório da aula do dia 08/06 foi encerrado de forma precipitada no mesmo dia, às 00h, pegando-nos de surpresa e impossibilitando-nos de cumprir com nossas responsabilidades acadêmicas.

Diante desse incidente, exigimos:

A abertura do sistema para a inclusão dos relatórios corrigidos pelos professores no último dia 08/06/2024, em conformidade com o prazo estipulado pela plataforma da universidade nos demais relatórios.

Uma revisão imediata dos procedimentos de estabelecimento e comunicação de prazos, garantindo que sejam claros, justos e consistentes.

Comprometimento por parte da instituição em respeitar e cumprir com os prazos anunciados, assegurando que os estudantes tenham tempo adequado para realizar suas atividades acadêmicas de forma responsável e eficaz.

Transparência total em relação aos processos de tomada de decisão e comunicação de prazos.

Fornecimento aos professores de informações concretas para que possam orientar os alunos de maneira precisa e eficaz.

Como estudantes dedicados ao nosso desenvolvimento educacional, não podemos tolerar a falta de transparência e respeito aos prazos estabelecidos. Exigimos uma mudança imediata e significativa para garantir que todos os estudantes tenham acesso justo e igualitário às oportunidades de aprendizado.