Abaixo-Assinado (#6109):

Moção de Repúdio a Vereadora Elisa Virgínia do PPS

Destinatário: maia.lu@gmail.com

MOÇÃO DE REPÚDIO DOS MEMBROS DO FÓRUM PERMANENTE DE ARTES VISUAIS DE JOÃO PESSOA ÀS DECLARAÇÕES DA VERADORA ELISA VIRGÍNIA DO PPS.

Nós, profissionais, estudantes, professores e admiradores das Artes Visuais do Estado da Paraíba, reunidos no Fórum Permanente de Artes Visuais de João Pessoa, realizado no dia 03 de maio, no CCHLA, Campus I da Universidade Federal da Paraíba, decidimos através de votação apresentar este documento como forma de REPÚDIO a intenção da vereadora Eliza Virgínia do PPS, bem como o desrespeito aos cidadãos artistas visuais, quando censura as obras de arte instaladas, e a serem instaladas na capital, remetendo-as para um viés preconceituoso e limitando-se a uma visão particular por ideologia religiosa, de acordo com as suas declarações em canais de comunicação a exemplo do parlamentopb.com, clickpb Cultural, PB Agora e Patos online. Segundo ela, “toda a iniciativa, relativa a instalação de obra de arte precisa antecipadamente receber o aval da Câmara”.

Baseando-nos em diversos depoimentos expostos na reunião do Fórum, entendemos que a criação artística transcende a todas as formas de organização, sejam elas políticas ou religiosas. Sua função na sociedade é de questionar, transformar e fazer com que as pessoas reflitam para novas formas de pensar e agir, portanto não se concebe que em pleno século XXI existam mentalidades voltadas para Idade Média, onde a arte estava a serviço da igreja, hoje ela é motor dos movimentos humanos na busca de novos horizontes. A arte é símbolo da liberdade. Portanto, não podemos censurar a Cultura. E, de acordo com os artigos 5 e 215 da Constituição Federal, respectivamente: “É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”; “O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional e apoiará, incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais.”

Aproveitamos para nos congratular com a Gestão Municipal de João Pessoa, através de sua Fundação Cultural, pela iniciativa de proporcionar ações culturais voltadas para as artes visuais, a exemplo do Concurso Jackson Ribeiro de Arte Pública, quando os profissionais, de inquestionável capacidade Srs. Waldemar José Solha, Flávio Tavares, Marco Suassuna e Sóter Carreiro, avaliaram e selecionaram talentos da nossa cidade, a exemplo de Marco Damasceno, obra Às Bênçãos a Nossa Senhora das Neves, Sidney Azevedo, obra Sinergia, Evanice Santos, obra Guardiã da Cidade, Erickson Britto, Saudação ao Sol, Luiz Barroso, obra Revoar e Wilson Figueiredo, obra Cavalo Alado.

Participaram da reunião:
Fabio Queiroz (curador e coordenador de Artes Visuais), Lu Maia (Bibliotecária, Fotógrafa, Gestora e Produtora Cultural), Marco Aurélio Damasceno (artista visual, professor da UFPB, delegado setorial na Pré-Conferência de Artes Visuais), Marta Penner (artista visual e professora na UFPB), Maurilio M. Estrela (artista visual e membro da Cooperativa de Atividades Culturais da Paraíba), Sandra Vasconcelos (jornalista, designer gráfica, delegada na Conferência Estadual de Cultura, delegada setorial na Pré-Conferência de Artes Visuais, e delegada setorial na II Conferência Nacional de Cultura), Sidney Azevedo (artista visual, professor, Coordenador de Artes Visuais da Funesc e delegado setorial na Pré-Conferência de Artes Visuais), além dos estudantes de artes visuais Américo Gomes, Andila Nahusi, Angela Maria, Antônio Luiz, Epitácio Souza, Erika Oliveira, Geilson Franco, Genildo Barbosa, Izaac Brito, Juliana Alves, Marcela Maria, Raquel Stanick, Sedna Alencar, Vanessa Rabelo e Willian Alves.

João Pessoa, 08 de Maio de 2010.

DIA NACIONAL DO ARTISTA PLÁSTCO

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.