Abaixo-Assinado (#62566):
À Prefeitura Municipal de São João del-Rei
e à Secretaria responsável pelo transporte público municipal,
Os cidadãos abaixo assinados, em especial estudantes e usuários do transporte público que se deslocam diariamente até o CTAN (Campus Tancredo Neves), vêm por meio deste solicitar a reavaliação da atual configuração das linhas de ônibus que atendem o campus.
Anteriormente, havia diferentes trajetos que atendiam o CTAN, incluindo linhas que vinham diretamente do bairro Tijuco e outras que passavam pelo bairro Matozinhos. Essa divisão ajudava a distribuir melhor os passageiros.
Entretanto, após mudanças recentes no itinerário, todas as linhas passaram a realizar o trajeto via Matozinhos, o que tem causado superlotação nos ônibus, especialmente nos horários de maior fluxo de estudantes. Essa situação gera desconforto, atrasos e dificuldades de deslocamento para quem depende diariamente do transporte público para estudar.
Diante disso, solicitamos respeitosamente que a Prefeitura e o setor responsável reavaliem os itinerários e a distribuição das linhas, considerando a possibilidade de retomar ou criar trajetos diretos que não passem pelo bairro Matozinhos, ou implementar outras soluções que reduzam a superlotação e melhorem a mobilidade dos estudantes.
Entendemos que o transporte público é um serviço essencial e acreditamos que essa reavaliação contribuirá significativamente para a melhoria da qualidade do deslocamento dos usuários, especialmente da comunidade acadêmica.
Certos de sua atenção e sensibilidade para essa demanda, subscrevemo-nos.
São João del-Rei, 12 de março de 2026.
O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.