Abaixo-Assinado (#62994):
ABAIXO-ASSINADO DE PAIS DE ALUNOS À DIREÇÃO DO INSTITUTO IVOTI
EXCLUSÃO DE ÓLEOS VEGETAIS REFINADOS E MARGARINAS DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
Nós, pais e responsáveis pelos estudantes do INSTITUTO IVOTI, manifestamos nossa preocupação com a utilização de óleos vegetais refinados (canola, soja, milho, algodão e similares) e margarinas nas refeições e lanches oferecidos aos alunos pelas empresas terceirizadas responsáveis pela alimentação escolar.
A infância e a adolescência são fases decisivas para a formação de hábitos alimentares e para o desenvolvimento físico, neurológico e metabólico. Por essa razão, entendemos que a alimentação servida no ambiente escolar deve priorizar alimentos naturais e não processados, evitando ingredientes industrializados.
Diversos estudos publicados na literatura médica identificam associações entre o aumento do consumo de alimentos ultraprocessados — categoria da qual margarinas e produtos alimentícios elaborados com óleos vegetais refinados fazem parte — e maior risco alterações metabólicas e doenças crônicas em crianças e adolescentes123.
Além disso, estudos científicos apontam para o risco do consumo de ácido linoleico proveniente de óleos vegetais refinados, especialmente quando submetidos a altas temperaturas e processos industriais intensivos, devido à formação de compostos de oxidação lipídica potencialmente prejudiciais ao organismo4.
Diante da disponibilidade de alternativas culinárias mais tradicionais, de baixo custo e não processadas, como gorduras naturais (sebo de boi, banha de porco e manteiga), não há justificativa para que a alimentação escolar dependa de ingredientes cujo consumo é desaconselhado por pesquisadores da área da saúde e nutrição.
Diante disso, solicitamos que o INSTITUTO IVOTI determine a exclusão do uso de óleos vegetais refinados (canola, soja, milho, algodão e similares) e margarinas no preparo de alimentos servidos aos alunos e que, igualmente, seja dada transparência quanto aos ingredientes utilizados na alimentação escolar por parte das empresas terceirizadas.
Manifestamos nossos votos de estima e consideração.
Ivoti, ____ de junho de 2026.
NOTAS CIENTÍFICAS
1. De Amicis R et al. Ultra-processed foods and obesity and adiposity parameters among children and adolescents: a systematic review. European Journal of Nutrition. 2022.
2. Mescoloto SB et al. Ultra-processed food consumption and children and adolescents’ health. Jornal de Pediatria. 2023.
3. Packer J et al. The impact of ultra-processed foods on pediatric health. Children. 2025.
4. Ramsden CE et al. Use of dietary linoleic acid for secondary prevention of coronary heart disease and death: evaluation of recovered data from the Sydney Diet Heart Study and updated meta-analysis. BMJ. 2013.
O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.