Manifesto de insatisfação contra a American Airlines e a Excelair

Destinatário: redacao2@lidemultimidia.com.br

Todos os anos, dois milhões de brasileiros viajam para os Estados Unidos. Movimentamos um negócio importante para esse país, assim, comoc onsumidores e clientes de uma empresa aérea, como a American Airlines, temos o direito de exigir que essa empresa seja responsável pela segurança de nossos amigos, familiares, conhecidos e colegas de trabalho.

Uma empresa responsável não mantém em exercício – e voando rotas regulares – um piloto que responde a dois processos criminais no Brasil, Jan Paul Paladino, acusado de, junto com outro norte-americano, Joseph Lepore, causar um dos maiores acidentes aéreos no Brasil, que vitimou em 29 de setembro de 2006 a morte de 154 pessoas. Um piloto que disse ao outro que “precisavam ler o manual” para saber como funcionava aquela “coisa”. Pilotos que não acionaram os equipamentos de segurança, que não cumpriram o plano de voo, que conheciam as regras internacionais de aviação e nem sabiam quais códigos colocar no rádio para se comunicar com a torre.

Da mesma forma, os empresários brasileiros que utilizam táxi aéreo, deveriam também repensar a sua segurança e a de seus colaboradores ao contratar a Excelaire para fazer suas viagens, pois ela também mantém, até hoje, um comandante de voo que não sabia como operar o jato.

Essa é a realidade que nós, consumidores, enfrentamos, hoje. Colocamos nossas vidas em risco ao voar em empresas que mantém em seus quadros pilotos que foram negligentes em suas responsabilidade e causaram um acidente sem proporções.

Esse manifesto é uma exigência para que a American Airlines repense a segurança dos seus passageiros e não mantenha em exercício, um piloto acusado criminalmente pela Justiça Brasileira, pilotando em suas aeronaves. Nosso direito de consumidor é exigir que o serviço oferecido pela empresa seja seguro, com profissionais capacitados e que não coloquem em risco os passageiros da sua aeronave, nem de outras. Exija seus direitos de consumidor. Voe somente em uma empresa responsável.

Esse manifesto será encaminhado à empresa American Airlines para demonstrar a insatisfação com a falta de atitude da empresa. Apoie você também essa causa. Assim você pode ajudar a evitar outros acidentes, como o ocorrido no Brasil.