Plano de Emergência para Angra 3

Destinatário: presidencia@cnen.gov.br

Prezado Sr Odair Dias Gonçalves,

O plano de emergência previsto para a usina Angra 3 é de suma importância em caso de sinistro, dentre outros fatores pelo alto índice de crescimento da população de Angra dos Reis. Há de se levar em consideração a inexistência de planejamento do governo federal sobre a capacidade de suporte para a região de Angra dos Reis absorver o fluxo migratório conseqüente das obras de Angra 3.

Angra 1 e Angra 2 estão construídas sobre a areia, em terreno instável, e não foram incluídos dispositivos de segurança relacionados aos riscos de elevação do nível do mar, conforme cenários apresentados em 2007 pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU.

Vale lembrar que:

O ciclo de vida da energia nuclear gera impactos ambientais e riscos desde a mineração do urânio até o armazenamento do lixo radioativo.
Caetité (BA), de onde sai o concentrado de urânio que abastece as usinas nucleares de Angra dos Reis, opera sob forte rejeição da população local.
A Nação clama por tranparência como forma de respeito à Pátria.