Apoio ao FloripAtiva - Ciclovia recreativa de Florianópolis

Destinatário: Prefeitura Municipal de Florianópolis

Nós, abaixo-assinados, manifestamos nosso apoio à instalação de um programa permanente de lazer ativo a ser realizado nas vias públicas de Florianópolis, proposta esta elaborada pela ViaCiclo com o nome de FloripAtiva, baseando-se em experiências exitosas de cidades como Bogotá, Quito, Miami e Guadalajara, entre outras.

No FloripAtiva a municipalidade oferta dominicalmente vias públicas da cidade (em extensão não inferior a 5 km) exclusivamente para a vivência ativa, entendida aqui como a prática coletiva do lazer, do esporte, da mobilidade e do conhecimento da cidade por meios que não dependam de veículos motorizados.

O FloripAtiva tem a capacidade de converter-se em um pólo indutor de práticas saudáveis de uso da cidade, de experimentar as vias públicas com o próprio corpo e de estimular a adoção de modos de mobilidade ativa e sustentável a um custo relativamente baixo.

Nestas vias as pessoas podem caminhar, correr, pedalar – ensinar seus filhos a pedalar –, correr, patinar, andar de skate, de cadeira de rodas ou simplesmente sentar no gramado ou no banco da praça para respirar o ar puro, relaxar e conversar com os amigos.

Nós, abaixo-assinados, esperamos que o poder público municipal analise a proposta (disponível em http://2.gp/K6W), realize estudos e busque as parcerias necessárias para oferecer aos cidadãos florianopolitanos espaços humanizados de vivência da cidade.