Abaixo-Assinado (#67):

Ultimato à Nokia sobre os problemas do modelo Nokia 6131

Destinatário: Nokia do Brasil Ltda.

Prezados Senhores,


Nós abaixo-assinados, clientes Nokia, resolvemos criar esse documento com o objetivo de informar a empresa, oficialmente, sobre os problemas que vêm ocorrendo com o modelo 6131 fabricado pela empresa.
No final de 2006 esse aparelho passou a ser comercializado no mercado nacional. Sua tecnologia e os recursos disponíveis atraíram o consumidor. Apesar do preço, o custo-benefício pareceu interessante e centenas de pessoas optaram por adquiri-lo.
Ocorreu que após a compra grande parte dos consumidores começou a notar alguns problemas no aparelho. Entre eles, listamos os principais:
1. Após semanas ou meses de uso o aparelho sofre arranhões, provocados pelo flip do próprio aparelho, que devido a problemas de engenharia acaba raspando e causando os estragos. Esse problema ocorre em especial na parte cormada em volta do teclado e nas partes acima e abaixo do visor interno.
2. O aparelho reinicia sem solicitação do usuário, normalmente durante a execução de aplicativos.
3. A região em torno da entrada para o fone-de-ouvido descasca.
4. A lente da câmera mostra-se de má qualidade, resultando em fotos bastante ruins para um aparelho com 1.3 megapixels.
5. A tecnologia bluetooth mostrou-se incompatível com alguns aparelhos da marca Motorola.
6. O acabamento, de uma forma geral, mostrou-se má qualidade, reduzindo o tempo de vida útil do aparelho.

Centenas de pessoas já levaram seus aparelhos nas assistências técnicas pelas razões acima descritas, algumas alterações de software corrigiram alguns problemas, mas outros permanecem. O destaque fica para os arranhões, pois observamos que mesmo havendo centenas de reclamações e protocolos, na própria Nokia e em sites como o Reclameaqui.net, a Nokia nega que seja um problema de série e os define como "isolados".
Vários consumidores estão passando pelo mesmo problema pela segunda ou terceira vez, pois na assistência a Nokia apenas substitui a peça riscada, mas não acaba com a causa do problema. Obviamente, após pouco tempo tudo acaba se repetindo.
Além disso, vários aparelhos estão ficando por mais de 30 dias nas assistências técnicas.
É inadmissível que a Nokia continue negando esses defeitos e troque a peça riscada, ao invés de alterar a engenharia do aparelho e impedir que a peça seja riscada pelo flip.
Não é aceitável que um aparelho desse nível apresente tais defeitos e, pior, que a Nokia insista que não há um problema de fabricação desse modelo.
Existem comunidades no Orkut e fórums de discussão na internet criados exclusivamente para os clientes discutirem sobre o modelo 6131. Nesses locais é possível observarmos que as ocorrências persistem por vários meses, sem que a Nokia tome uma atitude definitiva, o que esperaríamos de uma empresa que se diz interessada na satisfação dos consumidores.
Pedimos, oficialmente, que a empresa solucione os problemas mencionados acima, caso contrário essas informações chegarão ao Ministério Público, para que este tome as devidas providências em defesa do consumidor.
Por mais complicado que seja para a Nokia e por mais que ela insista em adiar, é necessário um recall desses aparelhos, pois os problemas mencionados são a regra e não a exceção.
Trata-se, sim, de um defeito de fabricação, que vem ocorrendo há meses sem que a Nokia tenha se responsabilizado ou tomado alguma atitude para solucioná-lo. Assim, podemos entender que a empresa está sendo negligente com seus clientes, que muitas vezes tentam se manter fiéis por acreditarem na marca.


Solicitamos um posicionamento imediato por parte da empresa, com uma solução adequada e definitiva, caso contrário buscaremos nossos direitos por outros meios.

Nomeamos o também cliente Tiago Zuanazzi Tomazzoni como representante, para que a empresa possa entrar em contato e se manifestar.


Atenciosamente,

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.