Abaixo-Assinado (#6739):

ABAIXO ASSINADO À UBEC PELOS CURSOS DE COMUNICAÇÃO - PUBLICIDADE e PROPAGANDA / JORNALISMO no UNILESTEMG

Destinatário: Direção da UBEC - UNIÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E CULTURA, deciobt@ubec.edu.br, lelisl@ubec.edu.br, jaugusto@ubec.edu.br, ivanetted@ubec.edu.br, selestinoj@ubec.edu.br, caldeira@ubec.edu.br, amagno@ubec.edu.br, marcos@ubec.edu.br, rmarta@ubec.edu.br, edilu

Prezados Srs. Diretores da União Brasiliense de Educação e Cultura – UBEC

Nós, alunos e ex-alunos dos cursos de comunicação entendemos que a direção da UBEC está sem saber que os problemas reais dos cursos de Comunicação no UNILESTE estão ocorrendo por falta de coordenação efetiva e que provavelmente está recebendo informes distorcidos sobre a nossa realidade local. Acreditamos que somente através de uma intervenção direta e imediata proveniente da UBEC, que é a maior interessada em tornar estes cursos lucrativos, poderá solucionar nossos problemas.

Decidimos apresentar o seguinte abaixo assinado para reinvindicar que sejam solucionados problemas de longa data, e que se tornaram freqüentes no curso de Comunicação Social do Unileste-MG, como demissões de professores competentes e reclamações ignoradas.

Nós, os abaixo-assinados alunos e ex-alunos do curso, protestamos contra a falta de compromisso de nossa coordenadora para com as melhorias necessárias para o curso e com os problemas que vêm surgindo já algum tempo, apresentados a ela perante nossas insistentes reclamações.

Alegamos que foram ignoradas diversas reclamações sobre inconveniências relacionadas a professores do curso, os quais não são aprovados nem aceitos pela maioria dos alunos. E protestamos pela demissão de um professor que sempre se mostrou apto a ministrar suas disciplinas, tendo um bom relacionamento com os alunos, excelente nível de aproveitamento das aulas e orientações, e que possui a aceitação da quase totalidade dos alunos do curso em questão.

O professor, Rodrigo Vieira Ribeiro, foi demitido sem a alegação de qualquer motivo plausível, tendo seu histórico de aproveitamento no curso e seu ótimo currículo profissional ignorados. Professor participante da comissão de avaliação do curso, com projetos de extensão e trabalhos publicados que certamente deram visibilidade ao curso de Comunicação Social do Unileste-MG, e que trabalha pela valorização do curso e pela solução dos problemas que tem acarretado a falta de matrículas e as freqüentes desistências do curso do Unileste.

Nós alunos e ex-alunos, dos cursos de Comunicação do UNILESTEMG, abaixo assinados e identificados por nossos nomes e número de matrícula apresentamos as seguintes reivindicações e solicitamos resposta, ação e posicionamento imediato da UBEC e da direção do UNILETE-MG sobre as nossas seguintes exigências:

1- Final da indicação para coordenador de curso e início do processo de eleição direta para o cargo com votos proporcionais entre alunos, técnicos e professores do curso com mandato para 2 anos reconduzível ao cargo através de processo eletivo a cada 2 anos.
2- Mudança imediata na coordenação dos cursos de Jornalismo e Publicidade. Exigimos um coordenador que conheça e compreenda as necessidades dos alunos, dos cursos e da região, que seja morador do Vale do Aço e tenha vida estável.
3- Retorno das salas de aula dos cursos de comunicação para o bloco B, pois foi prometido aos estudantes, pela coordenadora, que as obras no bloco B seriam exclusivas para os cursos de comunicação com a colocação de salas especiais para o curso o que não ocorreu. No Bloco B estão os nossos laboratórios e oficinas e a mudança das salas de aula para outro bloco prejudicaram a construção da identidade de curso neste período e o bom andamento da nossa aprendizagem.
4- Reavaliação dos currículos do curso, com efeitos retroativos, sem ônus aos estudantes, com a participação e consulta popular já que algumas disciplinas foram eliminadas do curso prejudicando a nossa formação profissional e fomos obrigados a aderir ao novo currículo.
5- Instalação imediata de uma comissão de ética e de avaliação de professores, empregados e coordenação com representantes dos alunos de todos os períodos, professores dos dois cursos, técnicos e funcionários, com 2 reuniões periódicas por semestre para auditorar as ações da coordenação e julgar questões e problemas entre os alunos, professores e coordenação do curso de comunicação e também participar das avaliações nas contratações e demissões de forma transparente e justa, ouvindo todos os possíveis envolvidos. As demissões não poderão mais ocorrer sem consulta popular, porque estão prejudicando o andamento dos cursos.
6- Dar preferência na contratação de professores formados em Jornalismo e Comunicação, ou áreas correlatas com experiência comprovada na área e que morem e vivam na região do Vale do Aço.
7- Convite e recontratação de professores de experiência e competência comprovada, demitidos nos últimos 3 anos sob critérios duvidosos e alegações de redução de quadro por questões de custo, sob avaliação da comissão de ética que será constituída.
8- Estabelecimento de ações de marketing e planejamento de campanha para a revitalização dos cursos de Comunicação e entrada nos vestibulares de meio de ano. Observamos que o não interesse nos cursos de Comunicação do UNILESTEMG se deve à não compreensão, por parte da coordenação do curso, sobre o nosso público alvo, suas reais necessidades e desejos. Essas ações devem ser imediatas para apresentar o curso à comunidade local que desconhece as qualidades técnicas do nosso curso, mas conhece a ingerência vivenciada por nós nestes últimos anos.
9- Aumento das propostas de pesquisa e extensão que envolva alunos e público externo, com bolsas de extensão e pesquisa para os alunos participantes.
10- Disponibilização de professores 40 h para orientação das atividades de extensão e apoio para atividades do Jornal Oficina, Rádio Universitária, Agencia Integrada e a Criação de projetos de Observatório da Imprensa, Webjornalismo, Laboratório de experimentação de novas mídias e Laboratório de Comunicação e Marketing.
11- Pesquisa e consulta popular registrada em cartório, realizada por órgão de pesquisa idôneo e experiência comprovada sobre o horário mais adequado para nossos cursos.
12- Melhorar o Marketing, a Propaganda e a Comunicação Institucional utilizando os professores e alunos dos cursos de comunicação como consultores internos, já que são especialistas na área e percebem que o marketing institucional é míope e fora da realidade local e das necessidades dos cursos.
13- Consertar as câmeras e equipamentos do LabTV e comprar equipamentos novos há 1 ano sem manutenção técnica prejudicando a qualidade final de diversos trabalhos.
14- Criar um laboratório de Informática específico para os cursos de comunicação com conexão dedicada e de alta velocidade com a internet sem passar pelos filtros da instituição. A necessidade desse tipo de laboratório se faz porque precisamos compreender e utilizar as redes sociais em nossa formação.

Tendo em vista a urgência na solução destes problemas em prol do bom andamento da nossa formação e pela manutenção, ampliação e permanência dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda na região do Vale do Aço, exigimos uma ação franca e direta de intervenção da UBEC nos cursos de Comunicação UNILESTEMG atendendo as nossas reivindicações, que sejam tomadas as devidas providências com relação à coordenação e revista a demissão arbitrária do professor em questão, para tanto, assinamos este documento.

Coronel Fabriciano, 04/08/2010


*OBS.: FAVOR COLOCAREM O NÚMERO DO RA (NÚMERO DE MATRÍCULA) NA FRENTE DO NOME.

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.