Abaixo-Assinado (#6921):

Contra Rodeios em Limeira-SP

Destinatário: Prefeitura Municipal de Limeira-SP e Ministério Público

NÓS, ABAIXO ASSINADOS SOLICITAMOS MEDIDAS URGENTES PARA QUE AS "FESTAS DE PEÃO DE BOIADEIRO (RODEIOS) SEJAM TERMINANTEMENTE PROIBIDAS EM LIMEIRA-SP
SOMOS CIDADÃOS DO BEM E DE ACORDO COM A DEMOCRACIA TEMOS O DIREITO DE REIVINDICAR O QUE QUEREMOS OU NÃO PARA NOSSO MUNICÍPIO.
SEGUE LINK, ONDE TEMOS TODO ESCLARECIMENTOS COMO SÃO TRATADOS OS NOSSOS ANIMAIS EM RODEIOS.

http://www.mp.go.gov.br/portalweb/hp/9/docs/artigo_-_crueis_rodeios_(a_exploracao_economica_da_dor).pdf

Devido a tudo o que de ilegal envolve a realização dos rodeios, eles têm sido proibidos através de leis ou de decisões judiciais, em muitos municípios, como o de São Paulo (Lei municipal 11.359/17-05-93, que proíbe a realização de rodeios, touradas e eventos similares) e Rio de Janeiro (Lei municipal 3879/04, que proíbe a realização de rodeios, touradas e eventos similares).

Em São Paulo, principal estado onde acontecem esses eventos, a proibição total ocorreu em vários municípios e Comarcas (em alguns casos a decisão judicial não impede o rodeio, mas sim o uso de instrumentos, o que torna o espetáculo inviável). A exemplo, podemos citar os seguintes municípios:

Proibição por lei:

- Rio de Janeiro
- São Paulo
- Sorocaba
- Guarulhos
- Jundiaí
- Mogí das Cruzes (a lei foi aprovada recentemente, está ainda aguardando sanção).

Proibição por decisões judiciais:

- Ribeirão Preto
- Ribeirão Bonito
- Itu
- São Pedro
- Bauru
- Arealva
- Avaí
- Itupeva
- Cabreuva
- Américo Brasiliense
- Rincão
- Santa Lúcia
- Boa Esperança do Sul
- Cravinhos

Além da tortura prévia - choques e espancamentos - animais mansos são levados a saltar e corcovear em desespero numa arena, devido ao uso de artifícios que os induzem a um comportamento anormal.

Esporas – acessórios pontiagudos e cortantes usados nas botas do peão para golpear o animal no baixo-ventre e pescoço que produzem lesões no couro e até nos olhos. Quanto mais alto o peão esporear no pescoço do animal, mais pontos ganha.

Sedém – tira de couro ou crina usada para comprimir a virilha e os genitais do animal.

Peiteira – tira de couro amarrada ao redor do tórax dos cavalos, provocando dor e sensação de asfixia. Nos touros, a Corda Americana é usada para o mesmo fim.

Sinos – pendurados na peiteira, os sinos produzem sons causando pânico.
Laço ou corda – usado para laçar e imobilizar o animal em movimento; causa quedas violentas, luxações, fraturas e até morte.

E esse sofrimento não fica limitado ao período do espetáculo, existem os treinos...
“Na lida do gado em fazendas, as derrubadas já são consideradas ultrapassadas pelas atuais técnicas de produção pecuária, justamente por elevarem o risco de morte e lesões, indesejáveis economicamente. O argumento de que as modalidades exibidas em rodeios reproduzem as práticas executadas nas fazendas é, portanto, falso”.


O que não aprovamos é que se inclua ato de crueldade contra os animais, que além de moralmente injusto, é ilegal e inconstitucional em nosso país.
Por toda a dor e sofrimento que causam aos animais, além de fazermos nossa parte:
- pedimos a fiscalização para o cumprimento da Lei dos Crimes Ambientais 9605/98 art. 32.

"Enquanto o homem continuar a ser o destruidor dos seres animados dos planos inferiores, não conhecerá a saúde nem a paz. Enquanto os homens massacrarem os animais, eles se matarão uns aos outros. Aquele que semeia a morte e o sofrimento não pode colher a alegria e o amor."
Pythagoras

Gratidão sempre!!!!

Elias Pereira

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.