Abaixoassinado por melhorias de acessibilidade e organização no embarque e desembarque na estação Imperatriz Leopoldina da CPTM

Destinatário: debora.biazi@rl.com.br

Ao Subprefeito da Lapa – Carlos Fernandes

Nós, abaixoassinados, solicitamos apoio para que sejam promovidas melhorias na organização de embarque e desembarque nos horários de pico e acessibilidade para portadores de mobilidade reduzida na estação Imperatriz Leopoldina da CPTM.

Tal iniciativa é de fundamental importância, pois devido a operação de verticalização e adensamento da região, promovida pela Prefeitura de SP, a região tem experimentado um acelerado processo de expansão imobiliária e como consequência desse processo, o setor de serviços também vem se expandindo. Os galpões antes obsoletos da Vila Leopoldina passaram a ser ocupados por agências de publicidade, estúdios, escritórios, etc., tornando o acesso à região por este meio de transporte insuficiente para atender a demanda atual de usuários, principalmente em horários de pico.

Diante dessa realidade, sugerimos algumas melhorias, tais como:
- Organização de embarque e desembarque das 07h00 às 09h00 e das 17h00 às 19h00;
- Intervalos menores entre trens nos mesmos intervalos de horário;
- Melhoria de sincronismo na chegada dos trens à estação, evitando grande acúmulo de pessoas na plataforma, sob o risco de acidentes;
- Melhoria na acessibilidade aos portadores de mobilidade reduzida, conforme Decreto 3.298/99 - Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência e NBR 14021 - Transporte - Acessibilidade no sistema de trem urbano ou metropolitano;

Promover um crescimento sustentável dos grandes centros com qualidade de vida para a população é um dos maiores desafios da atualidade. Superá-los é uma responsabilidade de todos nós!

São Paulo, Setembro de 2010.