Abaixo-Assinado (#7209):

Preservação e Conservação do Rio Grande no Oeste Baiano

Destinatário: Autoridades Públicas Nacionais, Estaduais e Municipais

Nos dias 29 e 30 de setembro de 2010, houve a interrupção do curso d’agua do Rio das Femeas no município de São Desidério para o enchimento da lagoa da PCH Sitio do Rio Grande.

Além de interromperem por vinte e quatro horas 100% da vazão de água do rio o que o deixou praticamente seco. Tal atitude impensada e desastrosa, também gerou prejuízo ao Rio Grande, onde este teve por dois dias (29 e 30 de setembro) teve seu espelho d’água reduzido em pelo menos sessenta centímetros, o que causou além do desespero da população que nunca havia visto o rio tão seco, também enormes prejuízos para a população como um todo. Sem contar o dano ambiental.

Cabe destacar que as duas PCH’s já instaladas no Rio das Femeas não possuem escada para peixe, o que impede que os mesmos subam o rio em época de piracema. E mais, com a construção da PCH Sitio do Rio Grande, o Rio das Femeas que era um dos principais rios do Brasil para a pratica de rafiting, tal esporte agora é totalmente impraticável.

E mais, hoje o Brasil exporta energia elétrica para países do Mercosul, como a Argentina (conforme dispõe a Resolução nº 01/2010 do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) o que comprova que não precisamos de Pequenas Centrais Hidrelétricas aqui na região, a não ser se for para vender mais e mais energia.

Lembrando que também temos as opções de energia limpa, tais como a energia eólica, gerada pelo vento.

Diante de todo o exposto, fica mais que claro que a região oeste da Bahia, e principalmente a Bacia do Rio Grande não precisa de PCH’s, vamos dar um basta nesta situação, nós cidadãos do oeste temos que ter o nosso direito constitucional a um meio ambiente equilibrado defendido, por isso fizemos este abaixo assinado.

O Rio Grande continua recebendo as cargas de esgoto sem tratamento adequado diretamento no seu leito em TODOS OS MUNICÍPIOS EM QUE O RIO SERPENTEIA SEU CURSO.

Basta, a sociedade civil, ONG's, empresas manifestam a indignação perante tal fato e exige ações imediadas pela CONSERVAÇÃO E PRESERVAÇÃO DA BACIA DO RIO GRANDE.

Essa é uma ação conjunta da Agencia 10envolvimento e do Instituto Bioeste, por um oeste mais sustentável.

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.