RITA LEE E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Destinatário: ritalee3001@yahoogrupos.com.br

Nós, apreciadores da liberdade de expressão, nos colocamos contra à ação de indenização que os organizadores de rodeios no Brasil ajuízam contra RITA LEE, a compositora mais censurada da história da Música Popular Brasileira, porque entendemos que este ato inibe a manifestação do pensamento livre que sempre norteou esta artista, referência de talento brasileiro para o mundo todo.
Consideramos que, após atravessarmos períodos adversos na história da democracia brasileira (Ditadura do Estado Novo – 1937 a 1945/Ditadura Militar – 1964 a 1985) é um retrocesso que os cidadãos não possam se manifestar livremente. Naturalmente, por RITA LEE ser uma artista famosa, a repercussão do que fala alcança dimensões maiores do que chegariam as opiniões de um anônimo. Neste sentido, entendemos ser um exagero a alegação de que as declarações dela sejam abusivas ou sem provas, já que ela apenas opinou a respeito de um assunto: o rodeio.
Se assim for, há dezenas de blogs e de comunidades ofensivas à ela no Orkut, compostos por cidadãos anônimos e até por críticos de música, que poderiam sofrer processos, mediante os absurdos pessoais à RITA que lá são proferidos. Eles também expressam uma opinião ao ofendê-la com palavras de baixo calão?
Pensando que a LIBERDADE vale para todos, é que realizamos este abaixo assinado.
Obrigada,
Norma Lima