EU APOIO A CARTA ABERTA AOS BRASILEIROS - CONTRA A MUDANÇA DO ART.158 DO CÓDIGO BRASILEIRO DE AERONÁUTICA

Destinatário: SOCIEDADE BRASILEIRA

CARTA ABERTA AOS BRASILEIROS

Os Céus Brasileiros podem se tornar menos seguros nos proximos meses.

Tramita no Congresso Nacional uma iniciativa equivocada modificando a atual legislação que regula a aviação brasileira (CBA-Código Brasileiro do Ar) em diversos de seus artigos.

Um em particular traz grave preocupação aos Aeronautas Brasileiros,o Artigo 158,que prevê em seu substitutivo uma alteração que permitirá, se aprovado, a contratação de tripulantes estrangeiros por um longo periodo de 5 anos.Este substitutivo á redação original que veda esta possibilidade, (permitindo a contratação de instrutores estrangeiros por um periodo de apenas 6 meses em casos excepcionais), será apreciado no congresso Nacional, provavelmente ainda este ano.

A proficiência técnica e o elevado padrão de segurança operacional praticado pelos Pilotos e Comissários Brasileiros, enraizado culturalmente ao longo de décadas de tradição em treinamento e excelência profissional será compremetido irremediavelmente.

Milhares de postos de trabalho de Aeronautas altamente qualificados serão comprometidos e colocados em risco.

Justifica-se esta iniciativa com a afirmação equivocada de que existirá falta de Pilotos e eventualmente Comissários nos próximos anos.

O Brasil tem plena condição de atender a demanda por Profissionais Aeronautas nas próximas décadas,neste momento conta inclusive com um excedente de mão de obra aguardando colocação no mercado de trabalho.

O brasil tem ainda um inestimável contigente de mais de 500 Pilotos expatriados de excepcional Qualidade,a maior parte oriundos da velha Varig orgulho de todos os Brasileiros.

A maior parte desejosa de voltar a voar na sua Pátria, que por falta de colocação no mercado de trabalho, tiveram que deixar para trás.

Os Pilotos e Comissários do Brasil são reconhecidos internacionalmente,entre os melhores do mundo, por sua excelência na profissão que exercem com paixão e dedicação transportando milhões de passageiros diariamente pelos céus do Brasil e do Mundo.

Nos últimos anos os Brasileiros assistiram estarrecidos a diversos acidentes nos céus do Brasil,a segurança de vôo deve ser preservada com todas as iniciativas disponiveis para assegurar seus elevados níveis operacionais e não o contrário.

Contratar Aeronautas estrangeiros certamente não contribui para elevar os padrões operacionais a bordo de aeronaves Brasileiras.

Ao contrário, é mais um fator de alta complexidade a ser equacionado ,pelas diversas diferenças, culturais,sociais, formação profissional, idiomas, que certamente não contribui para uma atividade profissional que exige a máxima eficiência, proficiência técnica,treinamento e condicionamento em situações de emergência.

Os Pilotos e Comissários do Brasil convocam os Aeronautas, Usuários do transporte aéreo e a Sociedade Brasileira a se mobilizar e levantar a bandeira da Segurança de vôo e a Preservar os postos de trabalho dos Aeronautas Brasileiros.

João Pedro Passos de Sousa Leite
Secretário de Relações Sindicais e com Associações Profissionais do
Sindicato Nacional dos Aeronautas.

-----------------------------------------------------------------------------------------
O GRUPO AVIAÇÃO COM ÉTICA, DO MOVIMENTO "BRASIL TEU CÉU É NOSSO" APOIA INTEGRALMENTE ESTE MANIFESTO DO SINDICALISTA JOÃO PEDRO PASSOS.

PEDIMOS O SEU APOIO! ASSINANDO ESSE MANIFESTO VOCÊ REFORÇA O NOSSO MOVIMENTO CONTRA A MUDANÇA NO ART. 158 DO CBA!

ASSINE JÁ!