SOU CONTRA A CONSTRUÇÃO DE MERCADO AO LADO DA CATEDRAL DE PETRÓPOLIS-RJ

Destinatário: Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural - IPHAN

Amigos da Cidade de Petrópolis,

Aqui está a sua chance de expressar que você também é CONTRA a construção de um mercado, bem na esquina da Avenida Ipiranga e Rua 13 de Maio, CORAÇÃO do Centro Histórico de Petrópolis-RJ.

Sabe por que somos contra essa construção?

- Porque o prédio que querem construir para ser o mercado é bem moderno e vai destoar completamente do estilo das outras construções que já existem naquela área (a Catedral, a Casa da Princesa Isabel, as casas antigas da Av. Koeler, Av. Ipiranga e Rua da Imperatriz);

- Porque o coração do Centro Histórico de Petrópolis precisa continuar a ser preservado para continuar a atrair turistas que trazem dinheiro e geram empregos na nossa cidade. Cada vez que se constrói um prédio moderno, mais a paisagem do Centro Histórico muda e se descaracteriza, mais ele perde a beleza do seu conjunto e deixa de ser uma atração especial;

- Porque Petrópolis é a única Cidade Imperial das Américas e importante patrimônio cultural do Brasil. Se descaracterizarmos o coração do seu Centro Histórico, os turistas perderão o interesse por ele e pelo clima de encanto que ele proporciona. Eles visitarão a nossa cidade cada vez menos. Com menos turistas, muita gente perde o emprego, pois restaurantes fecham as portas, hotéis vão a falência, lojas e quiosques ficam sem movimento.

- Porque o funcionamento de um novo mercado vai piorar ainda mais o trânsito no Centro Histórico. A Av. Ipiranga e a Rua 13 de Maio vão ficar engarrafadas o tempo todo, devido ao grande movimento dos veículos dos clientes e dos caminhões de carga e descarga que passarão a circular por causa do mercado;

Vamos seguir a boa receita de Paraty, Tiradentes, Ouro Preto e Olinda, onde os seus cidadãos já descobriram que preservar seus prédios históricos GERA E MANTÉM DEZENAS DE EMPREGOS, TODOS OS ANOS.

Vamos seguir também a boa receita da Espanha, da França e da Itália, onde os seus cidadãos já descobriram que preservar seus prédios históricos GERA BILHÕES DE EUROS, TODOS OS ANOS.

AMA Centro Histórico
Associação de Moradores e Amigos do Centro Histórico da Cidade Imperial de Petrópolis