Liberdade de Imprensa em S. Tomé e Príncipe

Destinatário: Governo Santomense

Minha querida prima Apolinária.
Dessa vez escrevo eu, por um motivo triste. Atropelaram a Mãe. Ela continua viva é claro, como sabe ela é forte, já sofreu outros acidentes e resistiu. Não há-de ser esse que a vai tirar de nós. Ela não pediu que lhe escrevesse, prima, essa liberdade tomei-a eu, criança “esperteza” que sempre fui. Tomei-a eu, ainda meio em choque com o acidente que quase vitimou a minha mãe querida. E ao contrário do que é costume, prima, o infractor não fugiu! Mas também não a socorreu, ficou a vê-la receber o embate e digerir o choque.
É uma coisa que começou a entrar na moda aqui na nossa terra, prima. Dois por três atropelam pessoa e coisa fica assim, ninguém fala, ninguém ouve falar. Minha mãe, como a prima sabe, fala! Fala o que vê, o que não vê mas sente e o que outros sentindo lhe contam. Para mal dos pecados dela, prima Apolinária, a minha mãe Fala. E há umas duas/três pessoas que não podem com essa coisa! Eles andam aí, como quem não quer a coisa, sorriem só com os dentes mas com os olhos frios, oferecem apoio, mostram-se solícitos, vão olhando para a Mãe pela ponta do olho.
Ela olha para eles também, prima, mas de frente. Minha mãe, como diziam os portugueses quando vive lá e com o perdão da palavra, é lixada! Se ela não tem medo? Deve ter prima, mas eu digo-lhe que se tem, nunca mo disse. Eu sei que assim como é para mim, ela é para muitos um exemplo de coragem. Então hoje eles cansaram-se de só ver e resolveram agir. Um deles, cara lavrada, veio com camião e passou em cima do carro da minha mãe, com ela lá dentro.
Prima deve estar a pensar, “kei, como São Tomé está violento assim é?”. Coisa está tão esquisita prima que eles fizeram esse estardalhaço todo mas não derramaram sangue. Como eu disse, a minha mãe é lixada! Ela se não lhe escreve hoje prima, é porque está meio abalada, mas ferida não. Os olhos continuam a ver, as mãos a escrever e pior que tudo prima, a mãe continua a falar! E eu vou terminar de escrever prima, vou ver como é que a mãe está, ela deve precisar de alguém com quem conversar.
Ah! É verdade, a mãe disse que a prima estava a pensar em voltar para a terra. Volte sim prima, mas volte com cuidado. Principalmente se for falar, muito cuidado ao atravessar a rua. “Eles andam aí”.

---------------------------------//---------------------------------------------------------//---------------------------------------------------
Texto escrito para mostrar a minha profunda insatisfação e desilusão com os acontecimentos que se têm desenrolado em São Tomé e Príncipe. Censura não é crime na nossa legislação? Alias, nós temos legislação? É que as coisas passam-se de maneira tão arbitrária as vezes que essa pergunta levanta-se. Que regras nos regem? E somos mesmo TODOS iguais perante estas leis? São Deus Lima é mais um exemplo da flagrante desgovernação do nosso país. Esta aberto o abaixo-assinado para que a TVS renove o contrato de São Deus Lima e o programa "EM DIRECTO" não saia da grelha!
Texto: Aoaní d’Alva