POR UM BASTA NA AÇÃO SANGUINOLENTA DO LATIFÚNDIO. CONTRA A CRIMINALIZAÇÃO DO MOVIMENTO CAMPONES.

Destinatário: cdra_2006@yahoo.com.br

O CDRA (Comitê de Defesa da Revolução Agrária) com sede em Curitiba, formado por trabalhadores operários, estudantes, líderes populares do movimento por moradia, professores, intelectuais, todos comprometidos com a verdadeira democracia, vem a público denunciar os crimes do latifúndio com o derramamento de sangue dos trabalhadores camponeses pobres, que lutam pelo direito a terra no Brasil.
A chacina em RO, devidamente orquestrada pela imprensa do latifúndio (“reportagem” caluniosa da revista Isto É) produziu um dos mais violentos acontecimentos no último período.
No dia 9 de abril no município de Campo Novo 300 famílias foram atacadas por 100 pistoleiros encapuzados e fortemente armados que agiram a mando da família Catâneo, além de todos os pertences destruídos 30 camponeses estão desaparecidos e suspeita-se de que 15 foram assassinados, inclusive uma mulher grávida.
No dia 30 de março, jagunços e fazendeiros assassinaram a queima roupa o camponês Eli Dallemole, dentro da sua residência na presença de seus filhos, no município de Ortigueira no Paraná.
As chacinas seguem um mesmo ritual: primeiro a imprensa dos monopólios inventam fatos e caluniam os movimentos, depois os métodos da chacina, com fazendeiros, jagunços e policiais fortemente armados e encapuzados, executam os serviços para a manutenção do sistema latifundiário. Assim ocorreu contra a LCP (Liga dos Camponeses Pobres) de Rondônia e com os mesmos métodos assassinaram o assentado Eli Dallemole no Paraná.
Nós abaixo-assinados repudiamos esses crimes, e prestamos solidariedade a esses heróis do povo que tombaram. Prestamos solidariedade a LCP (Liga dos Camponeses Pobres) em Rondônia, em face das calúnias da revista Isto É, que tem servido ao latifúndio, a burguesia de nosso país e ao imperialismo, se pondo contra a luta justa do povo, e que alimentou e preparou a sangrenta chacina dos camponeses. Prestamos solidariedade aos familiares e companheiros de luta, do mártir Eli Dallemole do MST (Movimento dos Trabalhadores sem Terra) em Ortigueira no Paraná.

LUTAR PELA TERRA NÃO É CRIME!
TERRA PARA QUEM NELA TRABALHA!

Curitiba, 25 de abril de 2008.