Vida em Slow Motion

Destinatário: Instituto de Física | Universidade de São Paulo (IF-USP)

Venho através deste, em um pretensioso coletivo, solicitar ao Instituto de Física da USP que elabore um projeto que possibilite ao ser humano distorcer a sua percepção sobre o tempo-espaço de modo a retardar a passagem dos fatos.

Desde Einstein, que concebeu a teoria sobre a relatividade do tempo, e a partir das tecnologias que retardam a reprodução dos eventos, nós, seres humanos ávidos por prazer, nos tornamos desejosos deste efeito.

O slow motion é fascinante tanto por: (1) multiplicar a sensação de qualquer evento pelo tempo corrido, já que, por ora, gozaríamos desta por um tempo estendido (fosse ela uma sensação boa ou ruim), quanto por (2) termos mais liberdade contra as medidas precipitadas que tomamos ao decorrer da vida, justamente pela pressa das coisas.

É importante ressaltar que, no que confere à habilidade de raciocínio exclusiva ao ser humano, esta deve permanecer intacta, ou seja, devemos ser capazes de manipular os sentidos a PERCEBER a realidade, isto é, a vida deve nos chegando aos sentidos, em câmera lenta. O pensamento deve continuar em ritmo normal, para que possamos apreciar e fazer uso do tempo a nosso favor. Devemos nos tornar hábeis em "ligar/desligar" este efeito, a princípio sem fazer uso de qualquer substância alucinógena, uma vez que já sabemos nos virar por este meio.

Faço deste manifesto um abaixo-assinado para que as pessoas de todos os campos do saber, inclusas ou não na cultura digital, possam se expressar e participar positivamente nesta emancipação do homem sobre os poderes do universo.