CONTRA O FIM DA ORQUESTRA JOVEM TOM JOBIM

Destinatário: SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO DE SÃO PAULO

FOI ANUNCIADO RECENTEMENTE AOS SEUS INTEGRANTES, SEM JUSTIFICATIVAS QUE A PARTIR DE 2011 A ORQUESTRA JOVEM TOM JOBIM NÃO IRÁ MAIS EXISTIR. ESTÁ PREVISTO UM CORTE DE VERBAS PARA OS GRUPOS JOVENS DA EMESP, ISSO É UM ATENTADO A CULTURA DE NOSSO PAÍS! UM ATENTADO AOS ESTUDANTES DE MÚSICA, AO PÚBLICO, A TODOS OS BRASILEIROS QUE PAGAM IMPOSTOS, ESSA ORQUESTRA É DE TODOS!

Criada no ano de 2001, a Orquestra Jovem tom Jobim era formada por 50 músicos bolsistas da Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), com idade entre 13 e 25 anos, e tinha como objetivo o resgate de obras tradicionais de grandes compositores brasileiros, com especial dedicação à obra de Tom Jobim, e à pesquisa e experimentação musical. Sua formação diferenciada, mesclava as sonoridades e a expressividade da orquestra sinfônica (cordas, madeiras e metais) com a força e o balanço da seção rítmica (piano, contrabaixo elétrico, guitarra, bateria e percussão), proporcionando-lhe uma enorme versatilidade estética. A Orquestra já se apresentou com artistas de diferentes estilos da MPB, entre os quais estão Hermeto Paschoal, Grupo Pau Brasil,Elza Soares, Paula Lima, Chico Pinheiro, Quinteto em Branco e Preto, Germano Mathias, Dominguinhos, Claudette Soares, Alaíde Costa, Johnny Alf, Nelson Ayres, Heraldo do Monte, Arismar do Espírito Santo, Maurício Einhorn, Arrigo Barnabé e Zimbo Trio.

ROBERTO SION – regente titular
Um dos mais atuantes e respeitados nomes da música instrumental brasileira, Roberto Sion, além de saxofonista, flautista e clarinetista, é reconhecido pelo trabalho de compositor, arranjador, maestro e professor. Foi vanguardista na utilização sinfônica de elementos do jazz e da música brasileira, em um estilo que se tornou sua marca registrada. Iniciou-se ao piano com cinco anos e aos oito com o saxofone, clarinete, solfejo, harmonia e canto coral no Conservatório Lavignac, de Santos. Estudou na Berklee School of Music e se aperfeiçoou no saxofone com Joseph Viola, Ryo Noda, Lee Konitz e Joe Allard. Desenvolveu e aprimorou a carreira de compositor e arranjador e estudou análise e composição com Damiano Cozzella, Olivier Toni, Willy C. de Oliveira e H. J. Koellreutter. Músico atuante desde os 11 anos, Roberto Sion tem em seu currículo sete álbuns e apresentações como solista nos Estados Unidos, Japão, Israel e em vários países da Europa. Desde 1998, atua na EMESP como professor de Prática de Big Band e mais recentemente, como regente titular da Orquestra Jovem Tom Jobim.

“Este é um país em que as prostitutas gozam, os traficantes cheiram e em que um carro usado vale mais que um carro novo. É ou não é um país de cabeça para baixo?” (Tom Jobim)