ENEM: Divulgação da Redação Corrigida

Destinatário: Ministério da Educação

1. Este abaixo-assinado tem por objetivo requerer ao Ministério da Educação (MEC) providências eficazes e imediatas no que diz respeito ao processo de correção da Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

2. O argumento para apresentação desse documento tem base no direito de todo estudante em ter a garantia do cumprimento integral do Edital e Termos que regulam a realização do Exame.

3. A presente solicitação, avaliada pelos estudantes como objeto de segurança e confiabilidade do processo em questão, foi fundamentada com base nos itens subsequentes:

3.1. Grande discrepância dos resultados entre estudantes que afirmam ter produzido um texto, dissertativo, dentro dos padrões solicitados, com valor considerável.

3.2. Apresentação de relatos que comprovam a obtenção de notas superiores, enquadradas nos níveis de 500 a 1000, por estudantes que afirmam não ter produzido redações dentro de todos os quesitos colocados em Edital.

3.3. Contestação de participantes do Exame, com base em seus valores conceituais e técnicos agregados durante o Ensino Médio, que identificaram grande inexatidão na nota, quando comparada com o texto produzido e com controvérsias, tal como a citada no item 3.2.

3.4. Falta de transparência na apresentação dos resultados, implicando em falta de conhecimento e resultando na impossibilidade de identificação de falhas, tornando o participante incapaz de compreender todo processo que trouxe o resultado, principalmente, retirando qualquer possibilidade de análises e questionamentos.

3.5. Preza-se pelo direito ao acompanhamento do processo completo da Redação, com o intuito de minimizar prováveis injustiças e discrepâncias de valores, causadas por motivos ainda desconhecidos, e que deveriam ter parecer do INEP, via esse documento.

4. Por meio desse abaixo-assinado requer-se:

4.1. Adjunto ao resultado da prova objetiva, o órgão responsável deverá efetuar a divulgação da Correção da Redação.

4.2. A Correção da Redação, a ser divulgada, deverá apresentar as notas inerentes a cada critério estabelecido em Edital, e as devidas considerações dos Corretores.

4.3. Para tal divulgação deverá existir a imagem digital da Redação Original, com todas as anotações técnicas realizadas pelos corretores.

4.4. Esclarecimento sobre tais problemas apresentados no ENEM 2010, e a realização de recurso para casos em que ocorra solicitação.

4.5. Apuração de casos em que corretores não seguiram os critérios oficiais para correção da redação do ENEM 2010, onde pode ocasionar prejuízos morais e materiais aos participantes, esperando que ocorra investimento em melhores qualificações e preparações destes profissionais.

5. Os estudantes e civis interessados na participação do ENEM, que aqui deixam sua assinatura, estão de acordo com todos os itens deste Termo, estando cônscios de seus direitos e responsabilidades com relação à apresentação de dados verídicos.