Abaixo-Assinado (#8019):

Atlético Mineiro - Solicitar o Título Brasileiro de 1937

Destinatário: Clube Atlético Mineiro

A CBF recentemente reconheceu duas competições (Taça Brasil e Torneio Roberto Gomes Pedrosa) como embriões do Campeonato Brasileiro, dando aos clubes que as conquistaram, status de campeões nacionais. Assim, mudou toda a história de conquistas nacionais, passando o Bahia a ser o primeiro campeão brasileiro e não o Galo.

Só que o dossiê que serviu de base para esse reconhecimento, abriu uma brecha para que a CBF reconheça outros dois torneios anteriores, disputados em 1920 e 1937. E aí o Galo pode pedir esse reconhecimento, já que conquistou o titulo de 1937..

Campeão de 37

No início de 1937, foi disputado o Torneio dos Campeões, organizado pela Federação Brasileira de Football (FBF), embrião da Confederação Brasileira de Desportos (CBD), que anos mais tarde mudaria o nome para CBF.

E o objetivo dessa competição era "definir um campeão nacional". Para isso foram convidados clubes de todo o Brasil, mas apenas quatro participaram: Atlético, Fluminense, Portuguesa e Rio Branco, do Espírito Santo. A competição foi disputada no sistema de pontos corridos, em dois turnos, com o Galo sagrando-se campeão.Título esse reconhecido no nosso hino: “... nos somos campeão dos campeões, somos orgulho do esporte nacional...”

O dossiê diz que: "Em 1936, a CBD organizou o 'Torneio dos Campeões Estaduais', ujo objetivo era definir um campeão nacional. Participaram Fluminense, Atlético,
Portuguesa de Desportos e, representando o Estado do Espírito Santo, o Rio Branco.

A imprensa esportiva da época exaltou a conquista do Galo. O "Jornal dos Sports" escreveu: "O Athletico levantou o título de campeão do primeiro certame entre clubes campeões regionais que a Federação Brasileira de Football instituiu para o corrente ano". O diário "A Noite" destacou a importância da competição, como "o título máximo da FBF".

O próprio CAM – Centro Atleticano de Memória revela que possui cerca de 30 matérias que comprovam a conquista. E que existem inclusive registros guardados na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.

No entanto, apesar de ter esse direito, o presidente Alexandre Kalil não quer lutar por um direito que é de todos nós, atleticanos.

Se você é atleticano e acredita que temos que lutar por um direito que é nosso, faça parte de um abaixo-assinado, que será entregue ao presidente Alexandre Kalil, mostrando a vontade da massa e pedindo que lute pelo nosso bi-campeonato nacional.

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.