ELEIÇÕES LIVRES, TRANSPARENTES E DEMOCRÁTICAS PARA O CONSELHO REGIONAL DE BIOMEDICINA 1a REGIÃO

Destinatário: CONSELHO FEDERAL DE BIOMEDICINA

A eleição para a nova diretoria do CRBM 1ª Região deveria ter sido feita em dezembro de 2010, porém ambas as chapas (situação e oposição) foram impugnadas, o que culminou no afastamento do atual presidente por responder a um processo ético no CFBM, tornando-o inelegível. Já a chapa de oposição teve o seu direito de defesa indeferido tanto pelo CRBM 1ª Região quanto pelo CFBM. Desde então, outro conselheiro assumiu interinamente a presidência do CRBM até o fim desta gestão (19/02/2011).

O Ministério Público Federal foi acionado e em seu julgamento orientou, pelo bem da instituição e fortalecimento da profissão, a não interrupção do processo eleitoral e que as chapas concorrentes tenham direito de defesa à chapa concorrente.

Diante desta breve argumentação, nós, biomédicos e estudantes de biomedicina, abaixo assinados solicitamos do Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), em caráter de urgência, que sejam feitas eleições livres, transparentes e democráticas no Conselho Regional de Biomedicina (CRBM) 1ª Região e que se respeite o Regimento Eleitoral Padrão para determinação de datas, dos prazos e dos critérios de elegibilidade.